Flamengo goleia Maringá por 8-2, e Sampaoli faz equipa reencontrar bom futebol

Treinador argentino substitui o português Vitor Pereira no comando da equipa rubro-negra

0
129
- Publicidade -

O momento era conturbado no Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo. Mas parece que o clima mudou desde a chegada de Jorge Sampaoli. Na última semana, dia 26 de abril, o Flamengo goleou o Maringá por 8-2 e reverteu o resultado. O jogo de ida havia sido 2-0 para o time do Paraná.

Jorge Sampaoli fez apenas o terceiro jogo sob o comando da equipa. O treinador assumiu o Flamengo após a saída conturbada de Vitor Pereira. O Mister não teve bom desempenho e foi insuficiente nas primeiras decisões da temporada rubro-negra. Foram quatro títulos perdidos em quatro meses de trabalho.

Sobre o novo comandante, o Flamengo espera reencontrar o caminho das vitórias. Desde que chegou, Sampaoli já comandou a equipa em três oportunidades, nas três frentes que o Flamengo disputa. Vitória por 2-0 na estreia contra o Ñublense pela Copa Libertadores, derrota para o Internacional pelo Campeonato Brasileiro, e vitória arrasadora contra a frágil equipe do Maringá.

Jorge retorna ao Brasil, onde atuou em 2019 pelo Santos e 2020 pelo Atlético-MG, após passagem apagada pelo Sevilla. Mas teve uma grata surpresa ao assumir o comando do atual campeão continental da América do Sul. Ao chegar ao Rio de Janeiro, cidade pela qual o treinador tem grande apreço, reencontrou cinco atletas com quem já havia trabalhado. O desejo de ter o argentino no comando da equipa era um sonho antigo do presidente do clube Rodolfo Landim.

Porém, o clima no Flamengo era ruim. As sucessivas derrotas, sobretudo da forma com que o Flamengo de Vitor Pereira foi derrotado pelo rival Fluminense na final do Campeonato Carioca, abalaram a confiança da torcida e da imprensa com o elenco. Mas Sampaoli reencontra rostos familiares, tais como de Vidal e Pulgar, meio-campistas com quem trabalhou durante a passagem na seleção chilena. Marinho e Bruno Henrique, avançados de muita velocidade que treinou no Santos, e Gerson, meio campo que foi um dos principais destaques do período que comandou o Olympique de Marseille.

Os números de Sampaoli são muito recentes para que possa se fazer uma análise de trabalho. Menos de duas semanas no comando da equipa, a expetativa é a de que o treinador consiga superar o início ruim de temporada do técnico português, e fazer novamente desse Flamengo multicampeão, vitorioso. Sob comando do time, Vitor Pereira teve 57% de aproveitamento. Foram dez vitórias, um empate e sete derrotas em 18 jogos. ■

Luiz Gontijo

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui