Fim de ano: especialista chama a atenção para os cuidados com a alimentação durante as festas

“excessos alimentares devem ser evitados”

0
170
Sofia Lourenço, responsável pela Clinibeira
- Publicidade -

A época natalícia está a chegar. É uma altura do ano marcada pela alegria e confraternização, mas também pode ser um momento de excessos alimentares e de sedentarismo. Por isso, é importante tomar alguns cuidados com a saúde e o bem-estar neste fim de ano.

Para perceber quais os cuidados adequados com a sua saúde nesta altura do ano, conversamos com Sofia Lourenço, responsável pela Clinibeira, localizada em Castelo Branco, Portugal.

Segundo esta profissional, “a alimentação é um dos principais fatores que influenciam a saúde e o bem-estar”, razão pela qual devemos ter ainda maior atenção no fim de ano, pois “é comum consumir alimentos ricos em açúcares, gorduras e sódio, alimentos que podem causar aumento de peso, obesidade, doenças cardíacas, diabetes e outros problemas de saúde”.

“Para evitar os excessos alimentares, é importante manter uma alimentação equilibrada durante todo o ano. No fim de ano, é importante optar por alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes, carnes magras e grãos integrais. Também é importante beber bastante água para manter-se hidratado”, comentou Sofia Lourenço.

A atividade física é, de acordo com esta especialista, outro fator importante, já que a população tende a ficar menos ativa, “pois passamos mais tempo sentados, a comer e a beber”.

“Para evitar o sedentarismo, é importante manter uma rotina de atividade física regular. No fim de ano, é possível praticar atividades físicas leves, como caminhadas, alongamentos ou yoga, bem como dormir bem. A ciência mostra que o sono é essencial para a saúde e o bem-estar. Para evitar a privação de sono, é importante dormir de 7 a 8 horas por noite”, reiterou Sofia Lourenço.

“Na Clinibeira, além dos cuidados com a alimentação, incentivamos atividades físicas através da dança. Temos uma grande preocupação com os cuidados gerais com a saúde, especialmente durante as festas de fim de ano”, comentou.

Sofia Lourenço, que atua no ramo da saúde e bem-estar, mais concretamente nas medicinas complementares, recorda que “é importante evitar o consumo de álcool em excesso sobretudo em dezembro, pois o álcool pode causar intoxicação, acidentes e problemas de saúde. Também é importante evitar o stress, pois pode prejudicar a saúde física e mental”.

Sofia Lourenço lidera a Clinibeira há 22 anos, tendo realizado a sua especialidade em acupuntura na Universidade de Medicina de Santiago de Compostela, Espanha, e pós-Graduação em Nutrição Funcional e Medicina Ortomolecular pela Universidade Moderna de Lisboa, além de possuir especialidade em Fitoterapia pelo Instituto da Bélgica e Universidade Moderna de Lisboa e também especialização em Homeopatia pelo Centro de Medicina Integrativa e pela Universidade Lusófona do Porto. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui