Entre os dias 3 de dezembro e 19 de janeiro de 2025, o Senado Federal brasileiro, em parceria com a Associação Portugal Brasil 200 anos, com sede em Coimbra, vai receber a exposição “Os Rostos de Camões: 10 Ideias para um Futuro de(s)colonizado”, em Brasília. A exposição terá dois momentos no Brasil: será exibida na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho: de 3 de dezembro a 3 de janeiro de 2025; e no Salão Negro do Congresso Nacional: de 18 de dezembro a 19 de janeiro de 2025. O objetivo, segundo apurámos, é “explorar a riqueza e a diversidade da língua portuguesa”.
Sob a visão do fotógrafo e artista visual João Francisco Vilhena, a exposição une passado e presente numa narrativa visual inspirada no célebre retrato de Luís Vaz de Camões. Composta por dez retratos contemporâneos, as obras trazem figuras anónimas vestidas com trajes do século XVI, simbolizando a pluralidade das culturas de língua portuguesa. Os retratos são acompanhados de textos inéditos de José Manuel Diogo, responsável pela Associação Portugal Brasil 200 anos, que aprofundam a reflexão sobre identidade e herança cultural.
Os retratos, criados com figurinos de óperas como Rigoletto e Roberto Devereux, incluem peças icónicas como os gibões e as gorjeiras brancas, evocando o espírito maneirista do século XVI. A diversidade das idades, origens e territórios de língua portuguesa representados nas imagens sublinha a unidade na diversidade que caracteriza a herança da língua.
Depois da estreia em Coimbra, Portugal, a mostra chega à capital do Brasil, Brasília. ■