Evento religioso organizado por fundação brasileira marcou etapa do circuito mundial de surf em Peniche

Peniche e Rio de Janeiro preparam geminação

0
472
Autoridades portuguesas e FUNCEX uniram forças em Peniche
- Publicidade -

Cerca de 80 fiéis participaram, no último dia 11 de março, na “Bênção dos Surfistas” na Praia de Supertubos, em Peniche, Portugal, uma cerimónia que foi liderada pelo padre brasileiro Omar Raposo, Reitor do Santuário do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, Brasil, e que contou com a presença do Padre Diogo Correia, da Paróquia de Peniche, e do Padre Lino, da Paróquia de Atouguia da Baleia. Esta iniciativa foi promovida em Portugal pela Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX), com sede no Brasil e com uma delegação na Europa, em parceira com a Câmara Municipal de Peniche.

Segundo Antônio Pinheiro, presidente da FUNCEX, toda esta movimentação é parte integrante do processo de internacionalização da FUNCEX, que pretende criar ainda mais sinergias entre o empresariado brasileiro e português, criando novas oportunidades de negócios entre os dois países.

“A FUNCEX é uma instituição que tem já 47 anos de fundação. Nasceu para ser a interface entre o governo brasileiro e as instituições privadas. Fomos a primeira Fundação brasileira a investir na internacionalização e outras seguirão o mesmo exemplo através de nós. Queremos atuar no comércio exterior, apostando no desenvolvimento, envolvendo todos os segmentos da atividade económica, sem focar apenas na importação e na exportação. Atuamos em estudos, projetos e capacitação para aproximar Brasil e Portugal e temos também o maior banco de dados de comércio exterior do Brasil”, revelou Antônio Pinheiro, que disse estar a ser viabilizada a geminação entre o concelho de Peniche e a cidade do Rio de Janeiro.

Equipa da FUNCEX Brasil e Europa

Por sua vez, o Padre Omar, que foi apresentado oficialmente como responsável pela vertente Social da FUNCEX, reforçou que a entidade tem um papel fundamental na conexão luso-brasileira e com o velho continente.

“A FUNCEX, enquanto fundação histórica, fomentando as relações entre Brasil e Portugal, faz com que de facto experiências positivas possam ser criadas em torno do bem comum, que é um princípio norteador, com uma forte componente social, ambiental e turística”, comentou este religioso.

“Peniche tem uma identidade muito própria. É uma cidade de pescadores e tem, no setor do turismo, um destaque importante em Portugal e no mundo. Procuramos ter um cariz cosmopolita. Peniche está à disposição dos que queiram visitar o nosso concelho. A comunidade local beneficia dos atrativos oferecidos ao público nacional e internacional”, destacou Ângelo Marques, vereador com o pelouro do Turismo em Peniche.

“Fé à beira mar plantada”

A cerimónia religiosa realizada nas areias da praia de Supertubos em Peniche, durante a terceira etapa do circuito mundial de surf, que reuniu diversos desportistas, teve como objetivo homenagear Guido Vidal França Schäffer, médico e seminarista brasileiro, que morreu no dia 1º de maio de 2009 quando surfava na praia no Recreio dos Bandeirantes no Rio de Janeiro. Uma prancha solta atingiu a sua nuca, o que causou uma contusão que o fez desmaiar e morrer afogado. Nascido em Volta Redonda e criado em Copacabana, Guido Schäffer está em processo de canonização no Vaticano, desde 2015. Era conhecido popularmente como o “Surfista Santo”.

Diante de um público jovem e religioso, Padre Omar ressaltou a importância de Portugal se preparar bem para receber a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai ter lugar de 1 a 6 agosto, em Lisboa. De acordo com fontes, o Santuário Cristo Redentor estará presente neste evento, assim como uma grande comitiva religiosa, política e social do Brasil.

Neste evento em Peniche, estiveram presentes, além do vereador Ângelo Marques; Henrique Bertino, presidente da Câmara Municipal de Peniche; e Higor Esteves e Rodrigo Costa, ambos diretores da FUNCEX Europa.

Recorde-se que a FUNCEX foi instituída em 12 de março de 1976 e tem como principal objetivo “desenvolver atividades relativas a pesquisas, estudos, formação de pessoal, informação, divulgação e assistência técnica no campo de comércio exterior”, além de ser considerada a entidade com o “maior banco de dados do comércio exterior brasileiro”. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui