A Câmara Municipal de Leiria e o Agromuseu Municipal Dona Julinha vão realizar a quarta edição das Jornadas Internacionais de Etnografia – Leiria (JIEL 2024) no dia 16 de novembro, das 9h às 17h, iniciativa que terá lugar no Centro Social e Paroquial da Caranguejeira, em Leiria.
Segundo apurámos, as JIEL 2024 têm como objetivo “continuar a difundir o estudo amplo da Etnografia, apresentando fontes de conhecimento e casos práticos de díspares áreas e valências, oriundas de diversos lugares do mundo, tendo como base a pesquisa e investigação dos historiadores, antropólogos e investigadores que aprofundam o seu trabalho, incluindo o estudo no terreno, com o intuito de valorizarem, através da pesquisa e registo, as tradições, tendências e capacidades dos povos”.
Para este efeito, o município de Leiria vai reunir, nestas Jornadas, um conjunto de estudiosos, oriundos de seis países e aliados a temas de interesse transversal, assim como instituições académicas e culturais com referência mundial.
A participação é gratuita, mas é necessário fazer a inscrição pelo e-mail: jieleiria@gmail.com
O evento terá a coordenação de Adélio Amaro, consultor para a Cultura Popular na Câmara Municipal de Leiria, presidente do Centro do Património da Estremadura, responsável pela BiblioRuralis, investigador e escritor leiriense e, ainda, diretor do jornal Gazeta Lusófona, da Suíça. ■