- Publicidade -
Com o início da vacinação no Brasil, a expectativa da população e das autoridades é que a pandemia caminhe para a desaceleração. Isso não quer dizer, porém, que os cuidados com a saúde devem ser deixados de lado – em especial os relacionados à alimentação, importante para o equilíbrio do sistema imunológico.
O nutrólogo com especialização em nutrologia, Sandro Ferraz, aponta que apostar em alimentos ricos em nutrientes variados como ômega-3, selênio, zinco, probióticos, vitaminas A, B, C, D e E, é fundamental para manter saúde fortalecida.
“Apesar da imunização, um corpo que não recebe a quantidade necessária de nutrientes tende a estar mais suscetível a contrair microrganismos. Como já sabemos, a vacina tem brechas de eficácia, sendo as pessoas com sistema imunológico prejudicado as mais propensas a desenvolver os graus leves da Covid-19 previstos pelos cientistas”, alerta.
O médico frisa que não é possível elencar um único nutriente responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico, sendo uma dieta balanceada com um conjunto macro e micro nutrientes que ajuda o organismo a se manter preparado contra invasores. ■
- Publicidade -