Escritora brasileira é condecorada pela Divine Académie Françaises des Arts Lettres et Culture

Nesse evento, Sónia Crisóstomo não apenas reafirmou a sua presença no universo literário, mas também revelou a sua faceta artística

0
1075
Sónia Crisóstomo homenageada pela Divine Academie Française des Arts Letres et Culture
- Publicidade -

A escritora e empreendedora luso-brasileira, Sónia Crisóstomo, foi anunciada, durante evento no Palácio George V, Paris, entre os dias 5 e 7 de abril, vice-presidente da Divine Academie Française des Arts Letres et Culture, ou Divina Academia Francesa de Artes, Letras e Cultura – em tradução livre -, onde, anteriormente, era Grande Embaixadora.

Segundo informações da presidente da Divine Académie Françaises des Arts Lettres et Culture, Diva Pavesi, “a senhora Sónia Crisóstomo foi condecorada pelos seus relevantes serviços prestados às Artes, às Letras, à Cultura, ao Social e ao Empresarial, no grau honorifico de Vice–Presidente de Honra, ao lado de grandes personalidades vindas de Portugal, Brasil, Estados Unidos, França, Guiné Bissau e Inglaterra”.

Esta responsável, explica ainda que “as Distinções Honoríficas são outorgadas à título gracioso às personalidades que mereçam ser condecoradas pelos relevantes serviços prestados ao longo das suas carreiras dentro das suas atividades intelectuais, profissionais, científicas, literárias, culturais, sociais e empresariais, realizadas nos seus países e, principalmente, às personalidades que atuaram na defesa da Paz Universal”.

Diva Pavesi refere que a Instituição que lidera, fundada em 25 de outubro de 1995, é “laica, não-governamental e sem fins lucrativos” e que visa “criar bibliotecas nas regiões mais vulneráveis do Brasil e da África”.

Nesse evento, Sónia Crisóstomo não apenas reafirmou a sua presença no universo literário, mas também revelou a sua faceta artística, demonstrando que as cores são tão essenciais quanto as palavras no seu mundo criativo.

Ex-bailarina clássica, que trocou as sapatilhas pelo computador para desenvolver uma próspera carreira na área das tecnologias, esta empreendedora trabalhou em grandes empresas brasileiras e multinacionais, pelo que se define como plural.

Diva Pavesi, presidente da Divine Academie Française des Arts Letres et Culture, e Sónia Crisóstomo

“Não gosto quando as pessoas tentam nos enquadrar em caixas: ou é das ciências humanas ou das ciências exatas, ou é executiva ou artista ou escritora. Podemos desenvolver várias habilidades que nos trazem felicidade”, disse Sónia Crisóstomo.

Também em Paris, mas no Carrossel do Louvre, a nossa entrevistada apresentou, no ano passado, o livro “Mulheres Que Cruzaram Oceanos”.

Expôs duas das suas obras, no campo da pintura abstrata, nas paredes do solo sagrado das artes mundiais. As obras em questão serão leiloadas em data ou plataforma a ser anunciada e, segundo apurámos, 100% do valor será doado para as obras sociais da Divine Academie, que tem como objetivo, para este ano, a criação de bibliotecas para crianças em escolas de comunidades carentes.

Artes apresentadas por Sónia Crisóstomo em Paris

Além de trabalhar juntamente com a presidente da Academia, Mme. Diva Pavesi, Sónia Crisóstomo participa em ações humanitárias apostando que a arte, a educação e a cultura, potencialmente, “evitam que o indivíduo se transforme num ser disfuncional na vida adulta”.

“Sónia Crisóstomo faz parte de uma plêiade de seres humanos que contribuem com os seus talentos e competências, verdadeiros Mestres da Humanidade tais como, Sr. José SARAMAGO, Prémio Nobel de Literatura, Sra. Camille CLAUDEL, Escultora,
Sr. Cícero DIAS, Pintor, Professor Dr. Ivo PITANGUY, Academia Brasileira de Letras, Sra. ELIS REGINA, Cantora, Sr. Charles AZNAVOUR, Compositor e Intérprete, Tom JOBIM, Compositor, Maestro e Intérprete, Maurice RAVEL, Compositor e Músico, Sr. Oscar NIEMEYER, Arquiteto e Designer, Sra. Gal COSTA, Cantora, Sr. Jean Paul BELMONDO, Ator, Sr. Milan KUNDERA, Escritor, Sra. Tina TURNER, Cantora, Sr. Monteiro LOBATO, Escritor, Sr. Milton Nascimento, Martinho da Vila e muitos outros Mestres da Humanidade”, destacou Diva Pavesi, que sublinou ainda, que “a Divine Académie e os seus Membros desejam ser admirados e respeitados pela nobreza dos seus pensamentos, palavras e atos, baseados no respeito, na sabedoria, na humildade, na lealdade, na honestidade, na integridade, na liberdade, na fraternidade, na solidariedade e no respeito aos Direitos Humanos”.

Mais informações podem ser consultadas em: https://www.divineacademie.org/ ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui