Com obra extensa e conhecida pela crítica por ter um “caráter inovador, inventivo, com o poder de criar universos que avançam de modo surpreendente e autónomo”, o português Gonçalo Tavares, considerado um dos maiores nomes da literatura portuguesa, detentor dos principais prémios brasileiros e internacionais, é o convidado de outubro do Clube de Leitura do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) 2023, no Rio de Janeiro, Brasil.
Nos dias 14 e 15 de setembro, o público vota no perfil do CCBB RJ no Instagram (@ccbbrj) para escolher qual obra do autor será tema do encontro mensal, dia 11 de outubro. Na disputa, estão os livros “O Atlas do Corpo e da Imaginação”; “Jerusalém”; e “Uma Menina Está Perdida no seu Século à Procura do Pai”.
A curadoria do Clube de Leitura CCBB 2023 optou, segundo informações da organização do evento, pelos mais recentes livros escritos, nos “reafirma uma escrita feita de liberdade e especulação com a criação de mundos autónomos, engraçados e engenhosos”.
Em “O Atlas do Corpo e da Imaginação”, Gonçalo rompe todas as barreiras que a ficção pode impor como género e apresenta um misto de ensaio litero-filosófico-poético, desenvolvendo conceitos pessoais sobre os fenómenos da existência em todas as suas latitudes.
Em “Jerusalém”, Gonçalo foi saudado pelo escritor José Saramago como “Um grande livro que pertence à grande literatura universal”.
No terceiro livro, “Uma Menina Está perdida no seu Século à Procura do Pai” traz à cena a Segunda Guerra Mundial, os campos de concentração e a fragilidade do ser humano.
Para Suzana Vargas, curadora do Clube de Leitura CCBB 2023 e mediadora dos encontros, Gonçalo “é – sem lugar a dúvidas – um dos mais importantes autores da contemporaneidade portuguesa”.
Esta responsável afirma que os três livros escolhidos dão conta de parte da trajetória de Gonçalo Tavares, que estreou em 2001 com o Livro da Dança e, logo a seguir, consagrou-se com o espetacular Jerusalém, livro que arrebatou muitos e importantes prémios nacionais e internacionais e o lançou como a grande voz literária de Portugal do século XXI, ao abordar temas tabus como a loucura e os limites da sanidade.
“O Clube de Leitura tem a alegria de recebê-lo para partilhar o seu vasto conhecimento e a sua energia criativa connosco”, disse a curadora.
O encontro com Gonçalo Tavares acontecerá no dia 11 de outubro, às 17h30, na Biblioteca Banco do Brasil, no 5º andar do CCBB RJ, com entrada gratuita. O Clube de Leitura CCBB 2023 conta com o patrocínio do Banco do Brasil.
Os vídeos dos encontros ficam disponíveis, na íntegra, no YouTube do Banco do Brasil. O projeto vai até dezembro de 2023 e já contou, este ano, com as participações de Gregório Duvivier; Cida Pedrosa; Eliakin Rufino; José Eduardo Agualusa; Luiz Fernando Carvalho e Ítalo Moriconi; Conceição Evaristo; Mia Couto; e Antonio Torres.
O encontro faz parte dos projetos que celebram o aniversário do CCBB RJ. Em 12 de outubro, o centro cultural faz 34 anos e tradicionalmente programa atrações especiais, estreias teatrais, abertura de grande exposição e de mostras de cinema para celebrar a data. Atividades para crianças também ocorrem na ocasião. A programação completa pode ser conhecida no site bb.com.br/cultura ■