Dia Mundial da Língua Portuguesa assinalado nos quatro cantos do mundo

"Em Portugal, a Língua e a Cultura juntam-se num momento especialmente emblemático"

0
213
- Publicidade -

Com centenas de atividades espalhadas por cerca 60 países, a rede externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal assinala de forma ativa o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

As Embaixadas e os Consulados, em estreita articulação com países parceiros e membros da CPLP, promovem a língua portuguesa nos quatro cantos do mundo – do Senegal ao Japão, da Etiópia aos Estados Unidos, da Austrália ao Panamá, passando pelo Luxemburgo, Dinamarca ou Ucrânia – com iniciativas diversas. As iniciativas assumem diversos formatos: colóquios e palestras, peças de teatro, música, cinema, declamações de poesia lançamentos de livros, conversas com escritores, leitura em voz alta, atividades escolares ou com crianças, eventos gastronómicos, entre muitos outros, que decorrem nos mais variados contextos e espaços.

Em Portugal, a Língua e a Cultura juntam-se num momento especialmente emblemático, que ganha ainda mais significado por se assinalar neste Dia – a entrega do Prémio Camões. A sessão solene do mais importante prémio de língua portuguesa acontece na tarde do dia 5 de maio com a entrega da distinção à escritora moçambicana Paulina Chiziane, numa sessão em que estarão presentes o Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, na qual será destacado o papel da vencedora da edição de 2021 na afirmação da língua portuguesa como língua de futuro.

Em 2019, a 40.a Assembleia-Geral da UNESCO consagrou o 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa. Desde então, a efeméride é celebrada e partilhada pelos mais de 260 milhões de lusofalantes, nos cinco continentes, reconhecendo a língua portuguesa como uma das principais línguas de comunicação, a nível global.

Ao longo dos anos, o investimento feito na promoção e no ensino da língua portuguesa tem contribuído para o crescimento sustentado do número de falantes, sendo a língua mais falada no hemisfério sul e a quinta língua em contexto digital.

Para a dinâmica de afirmação internacional da língua portuguesa tem sido indispensável o contributo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e dos seus Estados-membros, através do Instituto Internacional de Língua Portuguesa, e, no caso de Portugal, fruto do trabalho diário do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.).

De referir ainda que, precisamente o Camões, I.P., em parceria com o Plano Nacional das Artes, organizam um evento comemorativo dirigido aos mais jovens, na sexta-feira de manhã, com a promoção do espetáculo «Um Português e um Brasileiro entram num Bar», protagonizado pelos humoristas Ricardo Araújo Pereira e Gregório Duvivier, no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada. No decurso deste evento será feito o anúncio do jovem vencedor da IV edição do concurso Dia Mundial da Língua Portuguesa, resultado de uma parceria entre a Porto Editora, o Plano Nacional de Leitura e o Camões, I.P. ■

Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui