Denúncias de utentes terão motivado buscas no Consulado de Portugal no Rio de Janeiro

Unidade consular foi alvo de buscas por parte das autoridades brasileiras e portuguesas num caso de "suspeita de corrupção relacionado com a obtenção de vistos, indicaram fontes oficiais"

0
878
- Publicidade -

As buscas das autoridades brasileiras e portuguesas no Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, nesta terça-feira, 7, num caso de suspeita de corrupção relacionado com a obtenção de vistos, ocorreram na “sequência de denúncias de utentes”, disse a Embaixada de Portugal no Brasil à nossa reportagem.

Esta embaixada referiu ainda que a investigação ao Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro “resulta de um inquérito da Inspeção-Geral Diplomática e Consular (IGDC) do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) de Portugal”, e que esta investigação “ocorreu na sequência de denúncias de utentes”.

“Tendo em conta os factos apurados, em sede de inquérito da IGDC, foi feita comunicação ao Ministério Público que tem, neste momento, o seu processo em curso, coadjuvado por trabalhadores do MNE”, completou a Embaixada de Portugal no Brasil.

O consulado de Portugal na cidade maravilhosa foi alvo de buscas por parte das autoridades brasileiras e portuguesas num caso de “suspeita de corrupção relacionado com a obtenção de vistos, indicaram fontes oficiais”.

Segundo a Polícia Federal do Brasil, as investigações “apuram o agendamento ilícito de vagas para a prática de atos consulares, além dos crimes de corrupção, concussão, peculato e falsificação de documentos cometidos por funcionários do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, em conluio com requerentes de vistos e nacionalidade portuguesa”.

Fontes consultadas pela nossa reportagem afirmaram que este tipo de iniciativa é importante para coibir a prática dos despachantes e possíveis focos de corrupção no seio das unidades consulares portuguesas no Brasil.

Saiba mais detalhes sobre a operação “Agendódromo” no link abaixo da Agência Incomparáveis.

Autoridades do Brasil e de Portugal realizam operação no consulado português do Rio de Janeiro contra “ações ilícitas em práticas consulares”

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui