Delegação da UBI formaliza parcerias com duas universidades chinesas

As universidades de Shaoxing e de Jiaxing são as novas parceiras da UBI em intercâmbio de docentes e alunos, envolvendo formações como mestrado e doutorado

0
136
Intercâmbio entre docentes e alunos valoriza as relações científicas para ampliar a capacidade profissional dos pesquisadores das instituições que fazem parte dos acordos (Foto/Divulgação)
- Publicidade -

Delegação da Universidade da Beira Interior (UBI), localizada na Covilhã, visitou a China entre os dias 6 e 10 de julho, quando formalizou parcerias com as universidades de Shaoxing e de Jiaxing. Os acordos de cooperação com as duas universidades ampliam as parcerias com instituições internacionais. A delegação, em decorrência dos acordos, também visitou algumas empresas da mesma região de Huang Zhou, importante cidade turística da China e também sede de grandes empresas de tecnologia.

A delegação da UBI e professores de departamentos equivalentes se reuniram para a troca de ideias, com a possibilidade de a UBI acolher estudantes e investigadores das duas universidades para frequentarem cursos de Mestrado e Doutorado. Há interesse da Universidade de Jiaxing em receber professores dos departamentos de Química, Engenharia Civil e Arquitetura da UBI. A ideia passa por apoiar, explorar e utilizar os novos equipamentos de investigação adquiridos pelas universidades chinesas, em domínios onde a UBI tem 25 anos de experiência.

Além disso, a Universidade de Jiaxing tem interesse numa parceria de dupla titulação com o curso de Licenciatura em Engenharia Eletromecânica da UBI para os próximos 15 anos. Foram ainda iniciados os trabalhos para expandir a parceria para os cursos de Licenciatura em Engenharia Civil e de Química Industrial. Sendo estas as três áreas consideradas estratégicas para apoio financeiro do Ministério da Educação da China. 

Ainda durante a visita, o presidente do Departamento de Engenharia Electromecânica da UBI, Pedro Gaspar, proferiu uma masterclass sobre “estratégias inovadoras para reduzir as cargas térmicas em sistemas de refrigeração comercial”. 

A comitiva da UBI faz parte do Grupo de Missão que o Reitor da UBI, Mário Raposo, dinamizou visando promover a cooperação com instituições de Ensino Superior da China no sentido de valorizar as relações científicas e assim ampliar a capacidade profissional dos pesquisadores. 

A delegação da UBI incluiu o Vice-Reitor para a Internacionalização, José Páscoa, e envolveu os docentes Paulo Almeida e Albertino Figueiredo (ambos do Departamento de Química), Clemente Pinto (Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura) e o Pedro Gaspar (Departamento de Engenharia Eletromecânica). ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui