Consulado-Geral da Suíça em São Paulo aborda questões ambientais com o governo local

Agenda incluiu encontro dos representantes suíços com o secretário Eduardo de Castro e o plantio de mudas em parque municipal

0
257
Secretário Eduardo de Castro e o cônsul suíço Pierre Hagmann
- Publicidade -

Com o intuito de “ampliar o alcance das suas ações e partilhar conhecimentos, experiências e boas práticas em torno de iniciativas que visam à sustentabilidade em áreas urbanas”, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) de São Paulo recebeu representantes do Consulado-Geral da Suíça em São Paulo para uma reunião, no último mês de março, no Brasil. O encontro com o cônsul-geral suíço, Pierre Hagmann, decorreu nas instalações da sede da referida Secretaria brasileira.

Durante o encontro, o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo de Castro, teve a oportunidade de apresentar o trabalho da pasta, que envolve a gestão de 111 parques na cidade, entre urbanos e naturais, a gestão e o acompanhamento de unidades de conservação, o atendimento aos animais silvestres, a gestão da arborização urbana, a produção de mudas, ou plantas-mãe, a política de educação ambiental, a emissão de licenças ambientais, fiscalizações e o planeamento de novas áreas verdes no município.

Reconhecida na edição 2021 do programa Tree Cities of the World, organizado pela Arbor Day Foundation e pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), a cidade de São Paulo, segundo apurámos, “tem sido propulsora de ações voltadas ao meio ambiente no país, se unindo a esforços internacionais em busca de uma melhor relação entre as necessidades e impactos do ambiente urbano e a conservação e recuperação dos recursos naturais no seu entorno”.

Uma das iniciativas apresentadas ao cônsul suíço foi o Plano de Ação Climática do Município de São Paulo (PlanClima SP), “que elenca 43 ações prioritárias para responder às mudanças climáticas e orientar a ação da Prefeitura para incluir a questão do clima nos processos decisórios, além de mostrar como a população pode se preparar para enfrentar os impactos gerados por esse cenário”.

Um exemplar deste Plano, que já foi notícia na Agência Incomparáveis por conectar Brasil-Portugal também na área climática, foi entregue aos representantes do consulado do país europeu, que se mostraram interessados em acompanhar a implementação das ações.

“Como primeiro resultado prático do encontro, a Secretaria e o Consulado vão realizar um plantio simbólico de mudas, ou plantas-mãe, no dia 06 de junho. Serão plantadas cabreúva (Myrocarpus frondosus) e grumixama (Eugenia brasiliensis) no Parque Trianon, localizado na Avenida Paulista, cartão postal e morada da sede do Consulado-Geral da Suíça nesta cidade brasileira. ∎

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui