O Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar (CATAA), em Castelo Branco, foi palco da segunda edição do InovFood Summit, evento organizado pela Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro (InovCluster) que reuniu empresários e especialistas do setor agroindustrial.
Com 30 oradores e 50 participantes, incluindo representantes de 24 pequenas e médias empresas (PME), o evento realizado nos dias 26 e 27 de novembro destacou temas como digitalização, inovação, sustentabilidade, apoios financeiros e internacionalização.
No primeiro dia, as sessões abordaram a utilização de ferramentas digitais para otimizar processos nas empresas agroalimentares e o projeto Hub4Food, uma iniciativa co-financiada pelo programa INTERREG Atlantic.
O projeto visa “apoiar as PME no desenvolvimento de novos produtos em colaboração com os centros tecnológicos CATAA e MARE do IP Leiria”. Durante a tarde, a atenção voltou-se para os relatórios ESG (Environmental, Social, Governance) e os desafios de implementação da certificação IFS Food, cada vez mais valorizada nos mercados internacionais.
O segundo dia focou-se em oportunidades de financiamento, abordando apoios públicos e soluções bancárias. Foram também apresentadas tendências como o uso de inteligência artificial e cadeias curtas de distribuição. A sessão de encerramento foi dedicada à internacionalização, com destaque para o projeto export.i9 e o uso de ferramentas digitais para aceder a mercados internacionais.
A InovCluster, responsável pela organização, destacou a importância de eventos como o InovFood Summit para fortalecer o setor agroalimentar, promovendo a troca de conhecimentos, networking e inovação.
O evento, que evidenciou ainda a importância da colaboração e inovação no fortalecimento da competitividade do setor, permitiu “a troca de experiências, conhecimento e boas práticas, num ambiente participativo, marcado pelo dinamismo e motivado pelo interesse em saber mais”, lê-se na nota da organização que descreveu “a atmosfera dinâmica e participativa” que destacou o “compromisso do setor com a inovação e a melhoria contínua” dos participantes.
Durante as apresentações, foram exibidos produtos inovadores já desenvolvidos pelos parceiros, numa iniciativa que serviu como “uma fonte de inspiração para as PME”, de acordo com os organizadores.
No âmbito da sustentabilidade, as discussões giraram em torno dos relatórios ESG (Environmental, Social, Governance), cada vez mais valorizados no mercado. A certificação IFS Food também foi abordada, com participantes a destacarem a sua importância como “um selo de qualidade essencial para conquistar mercados internacionais”.
A InovCluster, com sede em Castelo Branco, desempenha um papel central no apoio ao setor agroalimentar, abrangendo áreas como inovação, marketing, sustentabilidade e exportação. Atualmente, conta com 147 associados, entre empresas, associações, cooperativas e instituições de ensino, e promove iniciativas que fortalecem o tecido empresarial da região. ■