Comitiva participa de Missão Governamental e Empresarial Ceará – Portugal 2022

“É com muita satisfação que a Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, responsável pelas 18 Câmaras Brasil/Portugal no Brasil, está apoiando esta Missão"

0
175
Missão Ceará - Portugal 2022
- Publicidade -

Durante a semana de 30 de maio a 03 de junho de 2022, uma comitiva do Ceará participa da Missão Governamental e Empresarial Ceará 2022, em Lisboa, Portugal. A missão tem por objetivo atrair novos investimentos para o estado do Ceará, estabelecer um intercâmbio de conhecimento com as empresas de Portugal, promover o diálogo para parcerias público-privadas e fortalecer as exportações do Ceará para o mundo.

A Missão é fruto de uma parceria da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (FCPCB), juntamente com o Governo do Estado do Ceará, a Atlantic Hub, o No Gap Ventures e a Câmara Brasil Portugal no Ceará – Comércio, Indústria e Turismo (CBP-CE). O encontro levou empresários do Ceará para visitas técnicas e roadshow para atração de investimentos ao ecossistema em Portugal nos setores de agronegócios, energia verde (hidrogênio verde) e moda (têxtil, confecções e calçados).

Seminário “Oportunidades de Negócios no Ceará”

No primeiro dia da Missão, foi realizado o Seminário “Oportunidades de Negócios no Ceará”, onde os secretários Maia Júnior e executivos da  Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Júlio Cavalcante (Inovação) e Roseane Medeiros (Indústria), e a secretária executiva da Secretaria do Turismo (Setur), Denise Carrá, mostraram aos potenciais investidores portugueses por que investir no Ceará é um bom negócio.

“Pudemos mostrar a um público bem específico as oportunidades e a estrutura que o Ceará tem hoje e intensificar as relações que o Estado tem com Portugal”, disse Maia Júnior.

Na parte da tarde a comitiva se dividiu para duas reuniões no Ministério da Economia. Às 14h30, a secretária de Estado de Turismo de Portugal, Rita Marques, recebeu a secretária Executiva da Setur, alguns empresários cearenses e representantes do Sebrae Ceará – que integram a Missão. Às 15h, a reunião com o secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, contou com a participação dos secretários titulares e executivos da Sedet, e do secretário de Relações Internacionais do Ceará, César Ribeiro. Esteve também presente Ana Correia, presidente da Câmara de Comércio da Região das Berias, com sede em Portugal.

“Foi uma excelente reunião onde pudemos avançar com alguns compromissos para a Conferência dos Oceanos – evento que acontecerá no fim deste mês aqui em Portugal – e falamos da estruturação de uma política que possa prosperar a economia do mar no Ceará”, declarou o titular da Sedet, Maia Junior.

No fim da tarde, a Comitiva foi recebida por diretores da Galp – grupo de empresas portuguesas do setor de energia. Após apresentação do vídeo institucional com foco na promoção do Estado do Ceará, a secretária executiva Roseane Medeiros fez uma apresentação voltada para o setor de energias renováveis com destaque para o Hidrogênio Verde.

“Na Galp fomos muito bem acolhidos e saímos de lá com boas perspectivas de negócios. Os diretores ficaram de ir ao Ceará e me parece que teremos uma relação bastante positiva não só na área de renováveis”, disse Maia.

Encerrando a agenda do primeiro dia de Missão, a comitiva se reuniu com o empresário português Jorge Rebelo, proprietário da cadeia de hotéis Vila Galé, presente no Ceará há mais de 20 anos.

“Jorge Rebelo deu um depoimento do que é mais importante para os empreendedores do turismo e o que o estado pode ajudar pra que eles possam buscar novas oportunidades no Ceará. Foi um primeiro dia bastante proveitoso e a semana promete”, finalizou o secretário.

Negócios em potencial 

“É com muita satisfação que a Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (FCPCB), que é responsável pelas 18 Câmaras Brasil/ Portugal no Brasil, está apoiando essa Missão. O nosso objetivo é exatamente incentivar cada vez mais o fluxo comercial e de investimentos entre Portugal e o Brasil e desta vez com um foco especial no Ceará, minha terra há 27 anos. Os meus parabéns ao Governo do Estado do Ceará no sentido de fazer uma Missão multidisciplinar a Portugal constituída por vários empresários”, destaca Armando Abreu, presidente da Federação.

“A Federação das Câmaras Portuguesas é uma das parceiras da Missão, em conjunto com a Atlantic Hub e No Gap Ventures, organizadores e curadores da Missão. Sem dúvida uma programação muito bem elaborada que irá contribuir com a cooperação entre o Ceará e Portugal, criando ambiência  de negócios, parcerias e acordos para todos os participantes. A presença da Federação nesse importante encontro tem um papel institucional de cooperação, fortalecendo as  Câmaras de Comércio Portuguesas no Brasil, filiadas à Federação, como agentes legítimos da diplomacia econômica”, explica Clivânia Teixeira, Diretora Executiva em exercício da Federação.

Missões Empresariais 2022

A Missão Governamental e Empresarial Ceará – Portugal 2022, faz parte do calendário de iniciativas das Missões Empresariais 2022, fruto da parceria da Federação com a Atlantic Hub e a No Gap Ventures, que identificaram setores estratégicos da economia e criaram um calendário de missões empresariais que terão como público-alvo os sócios da FCPCB, além de empresários, executivos, instituições  parceiras governamentais e não governamentais.

Até novembro de 2022, estão planejadas para acontecer 7 eventos com foco em áreas distintas, mas com o mesmo objetivo: auxiliar e estreitar ainda mais as relações entre Brasil e Portugal e incentivar os brasileiros com interesse em conhecer e investir no ecossistema português e suas inovações. As missões agendadas até o momento para este ano são:

Evento

Período

ABFintechs

20 a 25 de junho

Real Estate & Construtec

27 junho a 1o de julho

Agrotech

19 – 24 set

FCDL Ceará – Dirigentes Lojistas e Varejo Português

10 – 14 out

Web Summit

30 out – 5 nov

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui