Com os pés na próxima fase do Mundial, Brasil e Portugal têm como objetivo o primeiro lugar dos seus grupos

Possível confronto luso-brasileiro não deve ocorrer na próxima fase, caso as lideranças dos grupos G e H sejam confirmadas

0
64
Fotos: Lucas Figueiredo/CBF_Divulgação/ Twitter Portugal
- Publicidade -

Enfim nos oitavos de final. Brasil e Portugal confirmaram o favoritismo nesta segunda jornada do Mundial e venceram a Suíça e o Uruguai, respetivamente. A Seleção brasileira entrou em campo antes de Portugal. Contra a Suíça, Casemiro, meio-campo do Manchester United, acertou um belo chute e garantiu o triunfo. Do lado português, Bruno Fernandes foi o destaque da partida. Marcou dois golos na vitória por 2-0 contra a Celeste. Os resultados tornaram a chance de um confronto luso-brasileiro, na próxima fase, muito pequena.

Para que isso aconteça, Portugal ou Brasil precisam perder o terceiro jogo da fase de grupos, e ainda contar com resultados elásticos dos segundos colocados dos grupos, para tirar o saldo de golos. As campanhas das equipas de Tite e Fernando Santos são parecidas: duas vitórias em dois jogos, três golos de saldo, com uma vitória por diferença mínima e uma por dois golos de diferença para cada lado.

Na próxima fase, o Brasil possivelmente enfrentará Gana, que se deve apurar em segundo colocado no grupo H. Também no mesmo grupo, Portugal lidera e deve enfrentar a Suíça, que, possivelmente, irá ser apurada na segunda posição do grupo G. Em conferência de imprensa após a partida, o técnico Fernando Santos comentou que a meta da equipa é conquistar o primeiro lugar, mas não para fugir de um improvável contato contra a seleção brasileira.

“Se tivéssemos que jogar (com o Brasil), seria um grande jogo. Mas não desejo fugir ou encontrar com o Brasil, desejo que talvez nos encontrarmos mais tarde, esperamos que sim. Era um confronto que, obviamente, seria de grande nível. Agora, temos forte probabilidade de ficar em primeiro, e é isso que vamos procurar. Mas não só por causa de um possível confronto contra o Brasil, não”.

Na próxima sexta-feira (2), Brasil e Portugal voltam a campo para completar o calendário da fase classificatória. O objetivo é confirmar o primeiro lugar. Portugal jogará primeiro. O duelo contra a Coréia do Sul acontecerá no estádio Cidade da Educação, às 15h (horário de Portugal continental). O Brasil joga mais tarde. Às 19h (horário de Portugal continental), a seleção brasileira enfrentará Camarões, no Lusail. ■

Luiz Gontijo

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui