Clube Português de Esteban Echeverria quer retomar curso de língua portuguesa em Buenos Aires

Pandemia interrompeu trabalhos

0
1309
Promoção da cultura portuguesa na Argentina
- Publicidade -

Somente na Cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, e na Grande Buenos Aires, existem, segundo fontes, mais de dez centros ou clubes portugueses em atividade que reúnem a família lusitana naquele país.

Uma dessas associações é o Clube Português de Esteban Echeverria, que foi fundado em 1978 pelos beirãos e minhotos que chegaram à Argentina entre os anos 1940 e 1970.

Após alguns anos, nos sete hectares que o clube possui como património, foram construídas instalações para uso desportivo. O clube conta também com um salão de festas, onde se realizam os eventos da Associação, encontros com outras comunidades portuguesas locais e estrangeiras.

Membros e amigos desfrutam todos os domingos do programa de rádio “LA VOZ DEL CLUB PORTUGUES DE ESTEBAN ECHEVERRIA”, onde são divulgadas notícias de Portugal e da comunidade portuguesa da Argentina, bem como música portuguesa, do Fado ao Folclore.

Em 1999, foi criado o Rancho Folclórico Estrelas do Minho, que já fez digressões internacionais.

Há uma interação interessante entre o Estrelas do Minho e o Rancho Folclórico Maria da Fonte da Casa do Minho do Rio de janeiro.

Segundo Otília Torres, presidente do Clube Português de Esteban Echeverria, “a aprendizagem, o companheirismo e a amizade aprofundaram-se muito nos últimos anos. Atualmente, são muitas as atividades que o Clube desenvolve na Argentina, incluindo o plano de regressar as aulas de português que foram suspensas durante a pandemia”.

Otília recorda que já são 45 anos de história, onde “os fundadores dão lugar às novas gerações que trabalham e participam para manter viva a chama da Portugalidade na Argentina”. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui