A capital portuguesa será palco, no próximo dia 16 de julho, do “Culture and Tourism Innovation Global Summit”, um evento organizado pela Rede do Empresário em conjunto com a Accenture, empresa multinacional de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing.
Segundo os seus organizadores, o encontro promete “ser um marco significativo na discussão sobre o futuro dos setores de cultura e turismo em Portugal, reunindo especialistas e líderes de diversas áreas para partilhar conhecimento e debater tendências emergentes”.
Pedro Ramos, CEO da Keeptalent Portugal, será um dos participantes no evento para contribuir com a sua experiência e insights sobre “O Futuro dos RH na Cultura e Turismo”.
Este especialista enfatiza que “investir na satisfação, reconhecimento e oportunidades de crescimento dos colaboradores resulta numa maior motivação e produtividade, além de um melhor atendimento ao cliente e redução da rotatividade, economizando custos de recrutamento e formação”.
A presença da Keeptalent Portugal no evento é sublinhada pelo seu papel no Painel 5, que ocorrerá às 12h30. Este painel contará com a participação de diversas entidades e será moderado por Maria José Sousa.
“Lá estarei para ajudar a discussão sobre “O Futuro dos RH na Cultura e Turismo’”, reforçou Pedro Ramos, destacando que “fóruns como este são vocacionados para a partilha e construção de conhecimento em Gestão de Pessoas”.
O evento inicia às 9h com uma sessão de boas-vindas a todos os participantes. Às 11h, está programado o Painel 3, intitulado “Comunicação, Tecnologia e os Facilitadores da Educação, com painel moderado por António Sacavém.
Às 12h, o evento prossegue com o Painel 4, focado em “Sustentabilidade na Cultura e no Turismo” e moderação de Filipa Moita. Logo após, às 12h30, será realizado o Painel 5, que discutirá o “Futuro dos Recursos Humanos na Cultura e Turismo”.
“Programas de bem-estar e estratégias para manter o engagement serão cada vez mais valorizados. A sustentabilidade também é um aspeto que não podemos ignorar. A Cultura e o Turismo têm impactos significativos no meio ambiente e nas comunidades locais. As empresas que liderarem com responsabilidade social e práticas sustentáveis estarão a ganhar a preferência de consumidores cada vez mais conscientes. Por fim, vejo um grande potencial na personalização da experiência do colaborador. Em setores tão criativos e dinâmicos, adaptar planos de carreira, benefícios e até mesmo o ambiente de trabalho às necessidades e aspirações individuais pode ser uma maneira poderosa de atrair e fidelizar talentos”, justificou Pedro Ramos sobre a sua presença no evento.
“A importância de uma eficaz gestão de Recursos Humanos (RH) no setor do turismo em Portugal é crucial para o desenvolvimento e sustentabilidade do setor”, finalizou Pedro Ramos. ■