Casa do Concelho de Aguiar da Beira organiza “magusto” em Lisboa

Confraternização entre aguiarenses de Lisboa será num domingo, dia 24/11, a partir das 12h30

0
58
Bernardino Fonseca, presidente da Casa do Concelho de Aguiar da Beira em Lisboa
- Publicidade -

A Casa do Concelho de Aguiar da Beira (CCAB), em Lisboa, vai realizar no dia 24 de novembro, domingo, na Associação dos Reformados Pensionistas e Idosos de Massamá (Arpim), o “Magusto”, tradicional festa popular, cujo propósito é a “confraternização dos aguiarenses na capital portuguesa”.

O CCAB também se dedica aos “jogos tradicionais e tasquinhas nas festas de Lisboa”, bem como à promoção de “piqueniques, almoços de convívio, excursões e outros”, além da participação de “ranchos folclóricos, grupos de concertinas, bombos e de cantares”.  A instituição homenageia os seus contribuintes que se dedicaram ao “engrandecimento da terra aguiarense”.

A programação dos festejos para a comunhão vai se iniciar às 12h30 com um almoço contendo feijoada, pão, azeitonas, sumos, vinho, água e com a alternativa de escolhas entre bife de frango e arroz branco. Não faltará a sobremesa.

Às 15h30 terá início o magusto, com lugar para as castanhas e jeropiga. A animação vai ser comandada pelo presidente da CCAB, Bernardino Fonseca, utilizando, também, a concertina.

Para quem desejar participar, o valor, por pessoa, é de 15 euros. Os organizadores ressaltam ser “obrigatório a confirmação da presença até o dia 15 de novembro” com Bernardino Fonseca, (963 673 023) ou Salomé Baltazar (965 069 844).

Fundada em 08 de abril de 1984 em Lisboa, a CCAB surgiu com a intenção de manter as tradições lisboetas. O idealizador da casa foi Bernardino Cristóvão da Fonseca, conhecido como Morgado, registado como o associado n.° 001 e presidente por 22 anos: da fundação, em 1984, até 2006. Fonseca voltou à presidência em 2016 e ocupa o cargo no momento.

Com hino próprio de autoria de José Cunha Vieira, o Zé Bragada, a CCAB é filiada à Associação das Casas Regionais de Lisboa (ACRL). A entidade teve 30 anos da sua história registada num livro que está disponível ao público na Biblioteca Nacional de Portugal, na Biblioteca da Presidência da República Portuguesa, na Biblioteca do Gabinete Português de Leitura na Bahia — Brasil, na Casa das Beiras do Rio de Janeiro — Brasil.

A confraternização acontece com o apoio da Câmara Municipal de Aguiar da Beira, do Restaurante Caldeirinha e da Arpim, responsável pela acolhida do evento na sua sede, na Praceta dos Reformados, n.° 3, Loja Direita, 2745-876, em Massamá — Queluz. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui