Candidaturas abertas para Transformar Turismo em Portugal

20 M€ para inovar e regenerar o território turístico do país

0
146
O Turismo de Portugal organiza, no dia 21 de janeiro, um webinar dirigido aos potenciais promotores de projetos
- Publicidade -

Estão abertas as candidaturas ao Programa Transformar Turismo, que conta com uma dotação de 20 milhões de euros para apostar na criação de um turismo cada vez mais sustentável, responsável e inteligente, através do desenvolvimento de produtos, serviços e negócios inovadores que qualifiquem o território e comportem, para além de vantagens competitivas para as organizações, benefícios sociais tangíveis e impacto positivo no meio ambiente.

As duas linhas de apoio incluídas no Programa – Territórios Inteligentes e Regenerar Territórios – destinam-se às entidades públicas e privadas do setor, preferencialmente agrupadas em projetos conjuntos, de rede ou em Estratégias de Eficiência Coletiva, que tenham como pano de fundo a valorização e inovação turística dos territórios através de projetos que estimulem atividades ou serviços de maior valor acrescentado ligados aos produtos turísticos de relevo, tais como turismo cultural e patrimonial, turismo natureza, turismo industrial, turismo literário, enoturismo e turismo gastronómico.

Neste sentido, a linha Territórios Inteligente conta com uma dotação global de 4 milhões de euros e está aberta até 31 de dezembro de 2022. Já a linha Regenerar Territórios, com uma dotação de 16 milhões de euros, prolonga o seu prazo até 31 de dezembro de 2023. As candidaturas podem ser apresentadas através da plataforma SGPI do Turismo de Portugal.

O Turismo de Portugal organiza, no dia 21 de janeiro, um webinar dirigido aos potenciais promotores de projetos, durante o qual será apresentado, em maior detalhe, o Programa Transformar Turismo e as duas linhas de apoio. A participação é gratuita e as inscrições estarão em breve disponíveis no portal do Turismo de Portugal.

Conforme previsto no Plano “Reativar o Turismo | Construir o Futuro”, o Programa Transformar Turismo sucede ao Programa Valorizar, criado em 2016 para apoiar o investimento público e privado na qualificação de Portugal enquanto destino turístico. As mais de 2.000 candidaturas recebidas ao longo de quatro anos, traduzindo um investimento de mais de 500 milhões de euros e um apoio financeiro de 115 milhões de euros, demostram a oportunidade e o efeito de alavanca que o Programa Valorizar induziu na economia turística nacional.

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, realça que “o Programa Transformar Turismo evolui assim no sentido da transformação do turismo, para dar resposta às novas necessidades do setor e interesses do consumidor e reforçar a sua dinâmica competitiva, com vista à superação dos objetivos e das metas de sustentabilidade económica, ambiental e social definidas na Estratégia Turismo 2027”. ∎

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui