Brasil: reunião de cúpula do BRICS acontece em julho no Rio de Janeiro

As participações dos países no BRICS partem de duas categorias: a dos países membros e países parceiros

0
14
Grupo reúne países de mercado emergente em relação ao seu desenvolvimento económico
- Publicidade -

O ministro das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, Mauro Vieira, confirmou que a reunião de cúpula do BRICS vai acontecer no Rio de Janeiro de 6 a 7 de julho. O anúncio foi feito após reunião entre Mauro Vieira e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

As participações dos países no BRICS partem de duas categorias: a dos países membros, que vão participar em todas as reuniões, onde o processo decisório será baseado no consenso: África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, China, Egipto, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia, Índia, Irão e Rússia.

Com relação à modalidade de países parceiros, criada em 2024 na Cúpula de Kazan, na Rússia, os “países são convidados a participar na Cúpula de Chanceleres e de Líderes do BRICS, e podem estar presentes em outras reuniões se houver consenso entre os membros”. Os parceiros atuais são Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão.

Recorde-se que o BRICS é um grupo de países de mercado emergente em relação ao seu desenvolvimento económico. O agrupamento começou com quatro países sob o nome BRIC, reunindo Brasil, Rússia, Índia e China, até que, em 14 de abril de 2011, o “S” acrescido na sigla resultou da admissão da África do Sul ao grupo. Em 1 de janeiro de 2024, Egito, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Etiópia e Irão aderiram ao bloco como membros plenos. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui