Brasil de Neymar e Portugal de Ronaldo: craques precisam “mostrar o que valem” no Mundial, mas enfrentam momentos conturbados

Avançado português marca e espera espantar a má fase; Brasileiro teve lesão ligamentar e recuperação é esperança do Hexa

0
817
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF_Divulgação / Twitter Portugal
- Publicidade -

Brasil e Portugal entram em campo nesta segunda-feira (28), pela segunda jornada do Mundial da Fifa no Qatar. Se a ligação entre os países é histórica, o momento dos craques das respetivas seleções também é similar: ambos precisam “mostrar o que valem”.

O craque brasileiro teve uma contusão no tornozelo direito no jogo contra a Sérvia, pela primeira jornada do Mundial. Já Cristiano Ronaldo enfrenta muitas críticas dos adeptos ingleses, e está sem clube, após a saída conturbada do Manchester United, clube no qual sempre foi considerado ídolo.

Neymar, provavelmente, estará fora dos dois próximos jogos do Brasil. Já Cristiano Ronaldo bateu mais um recorde e é o primeiro jogador a marcar pelo menos um golo em cinco edições do Mundial. O português sofreu penálti contra Gana e abriu o placar aos 19 minutos da segunda etapa. Neymar ainda está zerado no Qatar. O camisa 10 da seleção brasileira sofreu uma lesão ligamentar no tornozelo direito, que possivelmente o tirará da fase de grupos.

Neymar e Ronaldo vivem situações diferentes com as camisas dos clubes. O brasileiro chegou ao Mundial com a missão de conquistar o hexa com a seleção brasileira. Na temporada, o avançado disputou 20 jogos com a camisola do Paris Saint-Germain, marcou 15 golos e contribuiu com 11 assistências. É a primeira vez que o brasileiro chega em grande momento para disputar um Mundial. A média de participação direta em golos é de 1,3 por jogo.

Cristiano não está em boa fase. O retorno a Manchester poderia ter sido um desfecho incrível para o craque da Terrinha, que deixou o clube como ídolo em 2009, após conquistar a Champions League e o prémio de melhor do mundo. O Mundial é uma grande oportunidade para o português conseguir um novo clube. Muitos destinos estão a ser especulados para Cristiano, sobretudo o Brasil. Entretanto, o atleta cinco vezes melhor do mundo ainda tem a expetativa de permanecer na elite do futebol europeu.

A atual geração é uma das mais talentosas da história da seleção portuguesa nos Mundiais. O que se espera é a classificação em primeiro lugar para a fase eliminatória. Do lado brasileiro, o objetivo é o mesmo: classificar-se em primeiro lugar, o que impossibilitaria um confronto direto entre as duas seleções nos oitavos. Com a classificação de ambos na liderança dos grupos, Brasil e Portugal só poderiam se encontrar numa eventual final. Para que o encontro aconteça antes, o Brasil precisa se classificar em 1º lugar no grupo G e Portugal, em 2º lugar. O contrário também garante o confronto entre os países nos oitavos de final.

O Brasil retorna aos relvados horas antes de Portugal. A seleção brasileira enfrentará a Suíça, às 16h (horário Portugal), no Estádio 974. Já os portugueses enfrentam os uruguaios às 19h (horário de Portugal), no estádio Lusail. ■

Luiz Gontijo

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui