Brasil: Após presidenciais cresce interesse de brasileiros por mudança para Portugal

Com a vitória de Lula nas eleições vários brasileiros têm buscado se mudar para Portugal, entenda esse fenômeno

0
121
Oportunidades em vários setores
- Publicidade -

No último dia 30 de outubro, teve fim o processo eleitoral brasileiro com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva para o seu terceiro mandato como presidente da República. Apesar de receber a maior parte dos votos, o seu oponente, Jair Bolsonaro, levou mais de 58 milhões de votos. Somando-se os votos nulos, brancos e a abstenção, cerca de 36 milhões de pessoas decidiram não votar em Lula.

A eleição do petista não foi bem recebida por uma parcela da população, o que fez com que o interesse por mudanças para o estrangeiro, por parte dos brasileiros, aumentasse. Destinos como os EUA e a Europa estão em alta, porém, Portugal continua sendo um lugar de eleição pela língua e pela proximidade cultural.

Segundo dados do Google Trends, as buscas por “como morar em Portugal” tiveram um pico de popularidade após o término das eleições, informações também reforçadas por setores de imigração e nacionalidade portuguesa.

Portugal tornou-se no principal local de ida de brasileiros devido a uma série de fatores, como a língua e a lei de reciprocidade que facilita a emissão de vistos portugueses para brasileiros, o que fez com que o país superasse os Estados Unidos como principal destino do ‘êxodo político’ de brasileiros que, em 2014, segundo o ‘The Wall Street Journal, após a vitória de Dilma Rousseff, era a preferência dos insatisfeitos com o resultado.

Fontes indicam que esse movimento acontece devido à pequena margem de diferença entre os principais candidatos à presidência, a menor desde a redemocratização, o que revela uma polarização o que gera insatisfação de uma parcela significativa da população com a vitória de qualquer um dos candidatos. 

O aumento no interesse por se mudar para Portugal pode impactar na economia dos dois países visto que o Brasil enfrenta um momento de recessão, o que pode sofrer influência do clima de incerteza, por outro lado, Portugal, que sofre com a falta de mão de obra para importantes setores, como o turismo, construção civil, hotelaria e agricultura, já havia tomado medidas para estimular a ida de estrangeiros, o que pode beneficiar desse movimento, atraindo uma população com boas reformas e com grandes qualificações. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui