Com uma projeção de receber 16 mil turistas portugueses a mais em 2024, totalizando 200 mil visitantes neste ano, o Brasil chega à 33ª Bolsa de Turismo Lisboa (BTL) com uma estratégia que destaca a sua cultura, conectividade e os atrativos dos seus destinos. Com 29 coexpositores representando diversos setores, o país visa apresentar o seu potencial turístico ao mercado português e ampliar as oportunidades de negócios.
Dentre os setores presentes no stand brasileiro, destacam-se Sol e Praia/Resorts, Natureza (Ecoturismo, Aventura e Desporto), Gastronomia, Cultura e Luxo. A participação inclui também 14 estados brasileiros, que terão a oportunidade de mostrar a diversidade de experiências oferecidas pelos destinos do país.
Marcelo Freixo, presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), enfatiza a importância do mercado português e a presença na BTL como uma oportunidade de fortalecer os laços entre os dois países. Ele destaca a proximidade linguística e a conectividade direta como fatores que facilitam as viagens e reforça a prioridade dada ao mercado europeu, em especial ao português.
Durante a feira, o Brasil buscará celebrar acordos para aprimorar a promoção internacional do país e desenvolver estratégias de sustentabilidade com parceiros internacionais. A ênfase estará na construção de diálogo com companhias aéreas para ampliação da malha aérea e promoção de destinos brasileiros.
A conectividade aérea entre Brasil e Portugal inclui voos diretos para dez estados de destino, com uma oferta semanal de 28.462 assentos em 103 voos. A expetativa para 2024 é a de que o Brasil receba cerca de 200 mil turistas portugueses.
Além dos coexpositores, o stand brasileiro terá atividades especiais, incluindo cooking shows ao vivo, degustação de caipirinhas e o lançamento da campanha “Brasil for foodies”. No palco da BTL Lab, será apresentada uma palestra sobre “Inovações Tecnológicas Impulsionando o Turismo Brasileiro”.
A BTL também será palco para a assinatura de acordos, incluindo uma parceria com a Associação Portuguesa de Agente de Viagens e Turismo (APAVT). Com a parceria, o Brasil torna-se membro da associação, fortalecendo ainda mais o seu posicionamento como destino turístico e abrindo portas para ações promocionais conjuntas.
Em 2023, o Brasil registou a chegada de seis milhões de turistas, com mais de 182 mil portugueses desembarcando no país, um aumento de 21% em relação a 2022. Os visitantes portugueses são atraídos pelas praias, gastronomia, música e natureza brasileiras, permanecendo em média 27 noites no país. ■