Bicentenário da independência do Brasil recordado com arte e cultura em Lisboa

Espaço Talante é uma casa de cultura essencialmente da língua portuguesa

0
51
Foto: Yasmin Ramalho
- Publicidade -

No âmbito da celebração do bicentenário da independência do Brasil, que será celebrado na data de 7 de setembro, e para estreitar ainda mais os laços históricos entre portugueses e brasileiros, o Espaço Talante, localizado em Lisboa, em parceria com a plataforma Antro Positivo, terá uma programação especial, com leitura, exposição, música e videoarte, entre outras atividades. Este centro cultural está situado no interior da livraria Ler Devagar, na LX Factory, e é focado em artistas lusófonos. As atividades começam a partir das 18h.

O ator e curador do Espaço Talante António Grassi fará uma leitura da peça “Colónia”, de Gustavo Colombini, e contará com a participação das escritoras Tatiana Salém Levy e Márcia Tiburi. A obra foi considerada uma das melhores peças do ano de 2018 pelo Jornal Estado de São Paulo, além de ter sido indicada ao Prémio APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte – e ter conseguido boa repercussão no circuito das artes cénicas no Brasil e no estrangeiro, como o Festival Santiago Off, no Chile e o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, em Portugal.

Na fotografia, o centro cultural apresentará um coletivo de fotografias com um olhar sobre o Brasil pelas lentes e obras de três artistas. Pat Cividanes traz uma série que precede a pandemia da Covid-19, e aborda as diversas toxicidades do mundo contemporâneo. Ciça Castello, também curadora do Espaço Talante, traz obras de suas exposições em Minas Gerais e Rio de Janeiro, enquanto Luiza Baldan mostrará trabalhos que apresentou em Veneza, São Paulo e Rio de Janeiro.

Eduardo Fukushima e August Severin trazem a videoarte para a LX Factory com o seu trabalho “Cantos”. Laura Vinci e Joana Porto vão apresentar “Matheus e Januário”, enquanto o Bomber Crew mostrará a obra “Vapor – 1. Estado de Guerra; 2. Brasa”.

O espaço ainda abrigará uma exposição das obras de René Machado, Thiago Gadelha e Ícaro Lira, receberá a arte digital de Antónia Figueiredo e os bordados de Monica Figueiredo.

Para animar ainda mais o espaço, haverá um pequeno concerto de Julio Marotta e Adolfo Lothar, além de uma apresentação do DJ Edu Santos.

O Espaço Talante destaca-se por ser uma casa de cultura essencialmente da língua portuguesa e que tem como objetivo juntar em todos os tipos de artes o que há de melhor do idioma que aproxima Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Guiné Equatorial e Moçambique. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui