“Behavioural Consultancy”: especialista português explica benefícios no ambiente de trabalho

Objetivo é melhorar o bem-estar e satisfação no local de trabalho, reduzir o estigma relacionado com a saúde mental e os custos e encargos para a sociedade em geral

0
199
Ivandro Soares Monteiro, psicólogo clínico e professor universitário português
- Publicidade -

“Aumentar a produtividade, reduzir o absentismo e o presentismo e outros riscos psicossociais, reduzir os conflitos, a rotatividade e o Burnout e promover locais de trabalho saudáveis” são alguns dos benefícios da “Behavioural Consultancy”, uma das principais áreas de atuação no campo do ambiente comportamental nas empresas.

O objetivo deste serviço, que visa dar consultoria na área do comportamento​, coaching e avaliação, diagnóstico e intervenção das forças e vulnerabilidades da empresa, auxilia também em pontos como a “melhora do bem-estar e satisfação no local de trabalho, redução do estigma relacionado com a saúde mental e redução dos custos e encargos para a sociedade em geral”.

Esta metodologia de trabalho surge fruto da consciência do “papel relevante que cada trabalhador tem para a Organização”, sendo necessário apostar em profissionais de saúde experientes no tema.

Durante este processo, é possível “avaliar, diagnosticar e intervir nas forças e vulnerabilidades das empresas com a integração de programas sustentados cientificamente e à medida”, além de “realizar consultorias comportamentais e atividades de coaching”.

Fontes indicam que o foco desta iniciativa está no “crescimento das empresas, bem como no controlo de riscos psicossociais”. Uma atenção necessária já que, “atualmente, quase 30% dos óbitos em Portugal devem-se a doenças cardiovasculares, para as quais o stress é um dos maiores fatores de risco. Para além disso, o custo económico do presentismo pode ser até três vezes superior ao do absentismo sendo que, no panorama europeu, dos problemas de saúde psicológica, a redução da produtividade custa 136 mil milhões de euros por ano”.

Segundo o psicólogo clínico e professor universitário português Ivandro Soares Monteiro, que atua hoje como Associate Partner e Head da Behavioural Consultancy Unit da CROWE Portugal, o trabalho desenvolvido na área da consultoria comportamental para empresas, incluindo avaliação, diagnóstico e intervenção nos riscos psicossociais, pode “ajudar as empresas a cuidarem mais dos seus colaboradores e a aumentarem a produtividade”.

Ivandro Soares Monteiro, Paulo Lourosa, Managing Partner da Crowe Portugal, e Sónia Matos, Partner de Auditoria

Este especialista, autor do livro “Mudamos pelo que Fazemos”, defende que “a Psicologia Organizacional desempenha um papel vital no cenário empresarial, moldando o modo como as empresas compreendem, gerenciam e otimizam o desempenho humano”.

“Neste início de ano de 2024, várias tendências estão a emergir nesta área. Está a haver uma rápida evolução das dinâmicas de trabalho e uma crescente ênfase nas relações entre empregadores e colaboradores”, frisou este professor e psicólogo, que realça que, “sem exigência, não há competência, e a responsabilidade associada ao poder de ação é onde começa a mudança necessária que faz mudar o mundo”.

Ivandro Soares Monteiro aponta ainda cinco tendências em relação a este tema que merecem atenção por parte de utentes e profissionais: Tecnologia Facilita a Análise Comportamental, Foco na Saúde Mental no Ambiente de Trabalho, Liderança Adaptativa e Empatia, Inovação nos Treinos e Desenvolvimento e Equilíbrio entre Trabalho e Vida (Worklife Balance).

“A procura da ciência psicológica e dos serviços de consultoria comportamental, com psicólogos capazes de ajudar os empreendedores, empresários, gestores de recursos humanos e colaboradores é fundamental para continuarmos a levar o mundo para a frente, onde cada um faz a parte que lhe compete, com sentido de responsabilidade individual e rejeição do lugar de vítima, pois mudamos pelo que fazemos”, finalizou o Professor Doutor Ivandro Soares Monteiro.

Saiba mais sobre o tema em: https://www.crowe.com/pt/insights/tendencias-na-area-comportamental-empresarial-2024 ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui