Avintes comemora herança deixada por emigrantes ‘brasileiros de torna-viagem’

Público e autoridades políticas participaram da palestra dos historiadores Daniel Bastos e José Vaz sobre os “Brasileiros de Torna-Viagem”. Foto: divulgação

0
140
Também foi inaugurada a exposição “Brasileiros de Avintes”
- Publicidade -

A Junta de Freguesia de Avintes, localizada no município de Vila Nova de Gaia, comemorou no dia 1 de fevereiro, mês de Avintes, na Casa da Cultura Francisco Marques Rodrigues Júnior, o legado histórico e patrimonial dos emigrantes “brasileiros de torna-viagem”. Desde o final do século XIX, é tido como “preponderante no desenvolvimento” do município de Vila Nova de Gaia.

Também foi inaugurada a exposição “Brasileiros de Avintes”, com figuras, nomes, trajetórias de muitos avintenses e as marcas deixadas no torrão natal: as casas, escolas e associações que construíram e apoiaram. A exposição vai até março.

Uma palestra aberta ao público e dedicada aos “Brasileiros de Torna-viagem”, foi proferida pelo historiador, escritor e diretor da coletânea “Cadernos da História d’Abientes”, José Vaz e pelo historiador da diáspora, escritor, professor e político Daniel Bastos, autor do livro “Comunidades, Emigração e Lusofonia”. 

Vaz apontou que no “século XIX a emigração levou muitos avintenses para o Brasil, sendo que os que fizeram fortuna e regressar foram a força transformadora da terra”. Por seu lado, Bastos destacou “a transformação contemporânea no noroeste de Portugal, operada pelo empreendedorismo e benemerência dos ‘brasileiros de torna-viagem’. Como é o caso paradigmático do concelho minhoto de Fafe, cujas marcas identitárias do ciclo do retorno dos ‘brasileiros’ impulsionaram a criação do Museu das Migrações e das Comunidades”.

O presidente da Junta de Freguesia de Avintes, Cipriano Castro, e a vereadora de Vila Nova de Gaia, Célia Correia, estiveram presentes no evento. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui