Autoridades do Rio de Janeiro e de Cascais reforçam laços bilaterais através de acordo de geminação entre as duas cidades

Acordo ajudará a “construir uma teia de contactos, de relacionamentos e a estabelecer parcerias”

0
148
Evento teve lugar no Palácio São Clemente, no Rio de Janeiro
- Publicidade -

A cidade do Rio de Janeiro e o município português de Cascais assinaram um acordo de geminação, que destaca o espírito de amizade e cooperação que caracteriza a relação entre Brasil e Portugal.

O evento protocolar decorreu no Palácio São Clemente, sede do Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, no passado dia 20 de março, e contou com a presença de figuras proeminentes de ambos os lados do Atlântico que se reuniram para testemunhar o histórico momento que simboliza o fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países lusófonos.

“É mais uma iniciativa que soma a este património comum que já existe entre os dois países e que a cada dia se vai solidificando e consolidando mais com iniciativas destas”, considerou Fernando Dionísio, chefe de Gabinete do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Segundo este responsável, o acordo ajudará a construir uma teia de contactos, de relacionamentos e de estabelecer parcerias, pelo que destacou a importância do acordo não apenas como um ato formal, mas como uma “oportunidade para impulsionar a cooperação em diversas áreas de interesse mútuo”.

Fernando Dionísio também mencionou a proximidade geográfica e cultural entre as duas cidades, o que fortalece ainda mais os laços de irmandade.

Por sua vez, Gabriela de Albergaria, cônsul-geral de Portugal no Rio, partilhou a sua satisfação com a iniciativa, referindo que “o consulado de Portugal não poderia deixar de participar nesta iniciativa, pois, no fundo, nós oferecemos o espaço e somos o palco destas iniciativas que vão somando e fortalecendo esta diversidade do relacionamento bilateral entre Portugal e o Brasil”, explicou.

De acordo com esta diplomata, o acordo representa uma “oportunidade para impulsionar a cooperação em diversas áreas, não apenas políticas, mas também humanas, económicas e culturais”.

Por sua vez, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, destacou a longa história de colaboração entre as duas cidades e expressou a sua confiança de que “o acordo resultará em projetos com impacto positivo tanto em Cascais como no Rio de Janeiro”.

O autarca português apontou o papel crucial da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX) na integração entre Brasil e Portugal, sublinhando a sua nomeação para o conselho estratégico da fundação como um reconhecimento da parceria sólida entre os dois países.

A FUNCEX foi a entidade organizadora do encontro e auxiliou na promoção dessa conexão entre a cidade maravilhosa e Cascais.

“Portugal é a porta natural de entrada do Brasil na Europa e na comunidade de países de língua portuguesa, sobretudo, com a ajuda da CPLP, por isso, este documento que foi assinado exemplifica a bem o papel dessas duas cidades no estabelecimento de sinergias e na criação de oportunidades mútuas”, disse Antonio Carlos da Silveira Pinheiro, presidente da FUNCEX.

Num gesto simbólico de união e fraternidade, durante o evento, a famosa estátua carioca do Cristo Redentor foi iluminada com as cores de Portugal por orientação do Padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor e atual CEO da FUNCEX Ação Social.

Participaram na cerimónia representantes de instituições académicas e empresariais de ambas as cidades, num gesto que procurou sinalizar o compromisso conjunto de promover uma colaboração cada vez mais estreita em diversas áreas de interesse mútuo.

O acordo de geminação entre o Rio de Janeiro e Cascais representa, segundo fontes ligadas ao processo, “um passo significativo na consolidação dos laços históricos, culturais e económicos entre Brasil e Portugal, reforçando a importância da cooperação internacional na construção de um futuro comum baseado na solidariedade e no entendimento mútuo”. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui