Autoridades discutem na Argentina “destino” das conversações sobre o futuro acordo MERCOSUL-União Europeia

UE é o segundo principal parceiro comercial do Brasil

0
384
Conversações avançaram
- Publicidade -

Nos dias 7 e 8 de março, foi realizada na cidade de Buenos Aires, na Argentina, uma reunião dos negociadores-chefes do Acordo MERCOSUL – União Europeia. A delegação do MERCOSUL, presidida pela República Argentina, contou com a participação dos quatro Coordenadores Nacionais do bloco. Já a delegação europeia foi presidida pelos seus negociadores-chefes do Serviço Exterior e da Direção-Geral do Comércio da União Europeia.

Segundo apurámos, as conversas giraram em torno das três dimensões do desenvolvimento sustentável: económica, social e ambiental. Pontos considerados como marco para o aprofundamento da associação birregional.

“Diante do novo cenário político e económico global, conscientes da importância estratégica do relacionamento birregional, ambas as delegações concordaram com a importância de intensificar o diálogo para chegar a um acordo mutuamente benéfico e equilibrado. Para tanto, acordaram um cronograma de trabalho para o semestre corrente”, disseram os participantes da reunião.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil “celebrou” a condução das conversações.

UE e Brasil

Segundo dados da Delegação da União Europeia (UE) no Brasil, que remetem à 2021, este bloco económico no velho continente é o segundo principal parceiro comercial do Brasil, sendo responsável por 15% do seu comércio total, e o Brasil é o décimo segundo maior parceiro comercial da EU, sendo responsável por 1,5% do comércio total da UE.

Estas mesmas informações confirmam que o Brasil é o segundo maior exportador de produtos agrícolas para a UE (2020). A UE é o maior investidor estrangeiro no Brasil, com investimentos em diferentes setores da economia brasileira. Em 2019, o estoque de investimento direto da UE no Brasil chegou a €319 bilhões. ■ 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui