A terceira edição do Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), que vai decorrer nesse município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Brasil, entre outubro e novembro, vai inaugurar na cidade um “circuito cultural” que começa abaixo da Rua Tiradentes e termina na Casa de Drummond, na Praça do Centenário.
A montagem inclui estabelecimentos de gastronomia e artesanato, palco onde se apresentarão os músicos de viola caipira, descendo para a imensa livraria com espaço para crianças e terminando no auditório, todos edificados no meio da Rua Major Lage, lugar em que se localiza a casa onde o Poeta morou.
Num palco montado na área de Gastronomia, o Flitabira promove o I Festival Literário de Viola Caipira, com alguns dos mais destacados violeiros do País – todos eles escritores: Roberto Corrêa, Marcos Assunção, Ivan Vilela e Fabrício Conde –, em shows e aulas-espetáculos.
Outras atrações compõem o Festival, como a exposição “Portinari Negro”, instalada na Praça do Areião, com 42 reproduções de telas de Candido Portinari, expostas em painéis de três metros de altura.
Criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo –, o Flitabira realizará a sua terceira edição entre os dias 31 outubro e 5 de novembro de 2023, celebrando 121 anos de nascimento do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade. As atividades acontecem tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, como on-line, pelo canal no YouTube do Festival.
O Flitabira tem o patrocínio anual do Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira e União Brasileira de Escritores – UBE.
O tema central deste ano será “Arte, Literatura e Correspondências”.
Assista abaixo aos detalhes do “circuito cultural” em Itabira: