Incubadora em Lisboa aposta em jovens e imigrantes para desenvolverem o empreendedorismo em Portugal

“O que pretendemos é promover e dar condições para que os cidadãos portugueses e estrangeiros residentes em Portugal (jovens e seniores) possam contribuir ativamente para o desenvolvimento da economia local”

0
29
Higor Ferro Esteves, fundador da “Sheree - The Startup Place”
- Publicidade -

“Fomentar o empreendedorismo em Portugal através da partilha de conhecimento”. É este o objetivo central da incubadora “Sheree – The Startup Place”, localizada em Lisboa, Portugal. Entre os serviços disponíveis estão ações de formação e programas de incubação.

“O que pretendemos é promover e dar condições para que os cidadãos portugueses e estrangeiros residentes em Portugal (jovens e seniores) possam contribuir ativamente para o desenvolvimento da economia local através do apoio ao empreendedorismo sustentável e escalonável”, reforçou à nossa reportagem Higor Ferro Esteves, fundador da Sheree.

Hoje, a Sheree é uma incubadora certificada pela Rede Nacional de Incubadoras, sendo reconhecida pela Startup Portugal e acreditada para o programa Startup Visa.

Portugal como bom local para investir em startups

Portugal, na última década, investiu no empreendedorismo como uma estratégia de crescimento económico. Hoje, de acordo com Higor, “o país possui um ambiente empreendedor, ainda em desenvolvimento, mas reconhecido internacionalmente”.

Sobre os desafios na orientação dos empreendedores na construção e desenvolvimento dos seus modelos de negócio no ambiente das startups, este empresário considera que “o maior desafio está em apoiar o empreendedor não só através das trocas de conhecimentos e disponibilidade das nossas ferramentas técnicas, mas, principalmente, na sua motivação para conseguir ultrapassar cada fase do desenvolvimento do seu projeto, onde muitas vezes determina-se o sucesso ou insucesso de um projeto”.

“O nosso público está assente nos jovens e cidadãos seniores portugueses que desejam empreender e imigrantes, de diferentes nacionalidades, residentes no país, que procuram criar os seus próprios postos de trabalho, através do desenvolvimento de projetos inovadores, com uma base tecnológica e de forma escalável”, disse Higor, que adiantou que, “quanto as linhas de investimento, temos parcerias com fundos de investimento, como por exemplo a OW Ventures e Terralis Fund. Já quanto as linhas de investimentos de âmbito público, damos todo o suporte aos nossos incubados nos respetivos pedidos ou candidaturas”.

“A Sheree – The Startup Place” é conhecida no mercado nacional também pela sua dinâmica e investimento em inovação. Desta forma, novos projetos têm ganhando força recentemente, como o “Sheree Talks”, “um programa que visa criar um espaço para uma conversa informal para a troca de conhecimento, contando com profissionais de diferentes áreas que contarão as suas experiências no âmbito do empreendedorismo, da tecnologia e do social”. Segundo apurámos, o programa será lançado já na segunda semana de fevereiro.

“Na Sheree não temos clientes, mas, sim incubados, que têm acesso ao nosso programa de mentoria de um processo de candidatura”, conta o responsável pela Sheree, que explica que o processo de submissão de candidatura e avaliação dá-se em duas etapas”.

Processo de candidatura passa por várias fases de validação

“Na primeira etapa, ocorre a manifestação de interesse do candidato através do formulário no site sheree.pt ou e-mail contato@sheree.pt; em seguida, há o envio de uma breve descrição do projeto para que seja analisado o seu potencial inovador, tecnológico, exequível e escalonável. Na segunda etapa, é realizada uma entrevista virtual ou presencial com um colaborador da Sheree para avaliar a capacidade de implementação dos empreendedores do projeto. Uma vez aceite o pedido de incubação e o contrato é celebrado entre as partes, inicia-se o plano de incubação que se divide em três fases: 1º fase: Prova de Conceito- Período: 2 meses. Nesta fase, os empreendedores conhecem os respetivos monitores que os vão acompanhar durante todo o programa de incubação, assim como toda a equipa de gestão e os consultores especialistas. Com o apoio dos monitores e dos consultores especialistas, os empreendedores desenvolvem o modelo de negócio dos seus projetos. Uma vez definido o modelo de negócio, este deve ser validado através de uma prova de conceito apresentada à equipa de gestão da incubadora. Com a prova de conceito validada, os empreendedores passam para a 2º fase, que inclui o desenvolvimento do plano de negócio e constituição da empresa – Período de 3 meses. Com a prova de conceito validada na 1º fase, os empreendedores desenvolvem os seus planos de negócio, com o apoio dos monitores e da equipa de gestão. Após o desenvolvimento do plano de negócios inicia-se o processo de constituição da empresa. Já na terceira fase, ocorre a implementação do plano de negócio – Período: 7 meses. Na 3º fase os empreendedores devem dar início à implementação e gestão do plano de negócio. Nesta fase, os empreendedores contam com um apoio ainda maior da equipa de gestão, além do acompanhamento feito pelos seus monitores”, revelou Higor Ferro Esteves, que assegurou ainda que “a implementação e gestão do plano de negócio é avaliado pela equipa de gestão com base em indicadores de performance, tais como processos, qualidade, rentabilidade, relacionamento com clientes e stackholders, entre outros”.

Note-se que Higor Ferro Esteves foi um dos responsáveis pela implementação do primeiro escritório internacional da Fundação de Estudos de Comércio Exterior do Brasil – FUNCEX, tendo sido Diretor Geral da FUNCEX Europa por três anos. Atualmente, é vice-presidente da Comissão Executiva da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP), onde atua no fomento da economia entre os nove países membros.

Este empresário está ligado aos mercados da Europa, América Latina, África e Oriente Médio, além de ser gestor de empresas com especialização em Marketing pela ESPM (Brasil) e Mestre em Gestão e Estratégia Industrial pelo ISEG (Portugal). ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui