A Câmara Portuguesa de Minas Gerais (CPCMG), no Brasil, e a Universidade Beira Interior (UBI), na Covilhã, em Portugal, formalizaram uma parceria como o “objetivo de fortalecer as relações institucionais e promover iniciativas conjuntas na área da Educação, ampliando oportunidades para estudantes, docentes e pesquisadores”.
A união entre as instituições promove a “promoção de cursos de graduação, mestrado e doutorado; o desenvolvimento de projetos de pesquisa; a realização de palestras e simpósios; o intercâmbio de informações e a participação em estudos de interesse mútuo”. Também constam “atividades de formação para professores, técnicos, gestores, empresários e estudantes”.
O presidente da CPCMG, Miguel Jerónimo, ressaltou que o foco é “a troca de conhecimentos em áreas estratégicas como ciência, tecnologia, inovação, sustentabilidade e economia circular”. Para ele, “são os grandes pontos” de interesse. “Além disso, há a possibilidade de intercâmbio de estudantes entre a Universidade da Beira Interior e Minas Gerais, o que fortalece ainda mais os laços entre as instituições e amplia as oportunidades acadêmicas e profissionais”, complementou Jerónimo. ■