![CCP-129anos](https://www.agenciaincomparaveis.com/wp-content/uploads/2025/01/CCP-129anos-696x473.webp)
O Centro Cultural Português de Santos comemorou seu aniversário no sábado, 30 de novembro, 129 anos de apoio à cultura e aos valores portugueses. A celebração, com jantar dançante, foi realizada no Salão Camoniano, sua sede localizada no Centro Histórico, e reuniu 260 convidados, entre membros da comunidade luso-brasileira e autoridades políticas.
Com relação ao Centro Cultural Português, fundado em 1º de dezembro de 1895, o presidente José Duarte de Almeida Alves ressaltou sua importância histórica e o “legado” da entidade aos “mais jovens”.
A instituição, que também desempenha um trabalho de congraçamento entre brasileiros e portugueses em várias frentes, inclusive cultural. Neste sentido, conserva um piano de cauda de 1876 da marca “Steinway & Sons”, fundada em 1853 e preferida pelos maiores pianistas de todos os tempos.
No lugar, há um exemplar de 1880 de ‘Os Lusíadas’, folheado a ouro com gravuras feitas à mão e com uma dedicatória a Dom Pedro II. A obra é considerada por especialistas como fundadora da língua portuguesa e escrita por Luís Vaz de Camões. No espaço, há também pinturas e uma galeria de troféus.
Outra relíquia preservada no local é a mobília imperial do rei Dom Carlos I. Ela foi feita quando da visita programada para recebê-lo em 1908, porém, interrompida devido ao assassinato do monarca por republicanos.
A instituição recebeu, em 1957, o presidente da República Portuguesa, general Francisco Craveiro Lopes, e o primeiro-ministro Aníbal António Cavaco Silva, em 1988.
Estiveram presentes na comemoração, além dos representantes das entidades luso-brasileiras, o cônsul-geral adjunto do Consulado de Portugal em São Paulo, Jorge Longa Marques, o prefeito de Santos, Rogério Santos, acompanhado da primeira-dama Raysa Ribbe e empresários.
Complementaram a celebração o sorteio de brindes, a partilha do bolo com o “Parabéns a você” executado pelo conjunto do maestro Mário Tirolli. ■