Brasil: Cimeira de Negócios da CE-CPLP discutiu agronegócio e turismo sustentável no Rio de Janeiro

Realizado todos os anos, a Cimeira CE-CPLP reuniu, na “cidade maravilhosa”, autoridades políticas, empresariais e académicas de nove países

0
9
Secretária de Desenvolvimento Económico do Estado do Rio de Janeiro, Fernanda Curdi, representou o governador do Estado. Foto: divulgação
- Publicidade -

A cerimónia de encerramento da Cimeira de Negócios da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP) foi realizada na sexta-feira, 6 de dezembro, às 18h30, no Santuário Cristo Redentor. Este ano, os temas centrais foram agronegócios e turismo sustentável. As principais temáticas da instituição são o “Agronegócio, a Cultura e o Turismo”.

O evento é anual e visa “promover, por meio da colaboração, debates e parcerias com objetivo no crescimento económico sustentável em benefício dos países lusófonos”.

A CE-CPLP reuniu líderes governamentais, académicos e empresariais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A secretária de Desenvolvimento Económico do Estado do Rio de Janeiro, Fernanda Curdi, representou o governador Cláudio Castro. Esteve presente o reitor do Santuário e CEO da Funcex Ação Social, Padre Omar Raposo, e o presidente da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), António Carlos da Silveira Pinheiro. Recorde-se que a FUNCEX é vice-presidente da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

António Carlos da Silveira Pinheiro, presidente da Funcex, celebrou o facto de o encerramento do evento ter acontecido num dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, sendo esta uma oportunidade para “trazermos, de forma efetiva, a integração dos nove países que integram a comunidade de falantes de língua portuguesa, num local abençoado”.

Já Nelma Fernandes, presidente da CE-CPLP, realçou a imponência desse momento aos pés do Cristo Redentor, sendo impossível “descrever tamanha gratidão”.

Por sua vez, o Padre Omar sublinhou que a Cimeira ficou marcada pela discussão de “pautas importantes”.

No final da cerimónia, o monumento ao Cristo Redentor foi iluminado em branco e azul, cores da bandeira da CE-CPLP. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui