Startups brasileiras discutiram em Lisboa “saúde, educação e sustentabilidade”

Evento foi liderado pela Funcex Europa, em conjunto com a ApexBrasil e a Câmara Municipal de Cascais

0
9
Higor Ferro Esteves, diretor geral da Funcex Europa, durante a apresentação, que contou com nomes de vulto da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
- Publicidade -

Diversas startups brasileiras nas áreas da Saúde, Educação e Sustentabilidade estiveram presentes, no último dia 13 de novembro, no Centro Cultural de Cascais, Portugal, que acolheu o “Matchmaking Day”, um evento que aconteceu em paralelo à edição 2024 do WebSummit Lisboa e que foi organizado pelo escritório europeu da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX Europa), com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, através da DNA Cascais.

Segundo os seus organizadores, esta iniciativa, que aconteceu no âmbito do apoio à missão da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), especificamente para o evento de tecnologia na capital portuguesa, foi “apoiar o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro, em especial a partir de Portugal para toda a Europa e para os países da CPLP”.

“Com este importante evento, foi possível reforçar os laços entre Brasil, Portugal e o mercado dos países de língua oficial portuguesa”, disse Higor Ferro Esteves, diretor geral da Funcex Europa.

Segundo fontes da Câmara Municipal de Cascais, este encontro, que contou com a presença de grande parte da comitiva da Apex Brasil, como Floriano Pesaro, diretor de Gestão Corporativa da entidade, além de Paulo Matheus, chefe do escritório da ApexBrasil em Portugal, e Aloysio Nunes Ferreira, chefe do escritório da Apex na Bélgica, ficou marcado também pela oportunidade de “apoiar a internacionalização, atrair investimento para Cascais e criar pontes entre empresas nacionais e o setor público municipal”.

“Tudo o que seja estreitar laços entre Portugal e o Brasil é, acima de tudo, uma questão de bom senso”, defendeu o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

Por seu turno, Frederico Nunes, presidente do Conselho de Administração da DNA Cascais, sublinhou que “a internacionalização tem sido uma área estratégica para o município de Cascais”.

“Este é mais um passo na construção de uma rede global de inovação, e um convite para empresas e profissionais que desejam explorar novas oportunidades de parceria e crescimento em Cascais”, frisou este responsável.

Entre os participantes, estavam Nelma Fernandes, presidente da Confederação Empresarial da CPLP, entre outros nomes.

O “Matchmaking Day” foi um dos diversos eventos que tiveram lugar em Portugal em paralelo à realização do Web Summit Lisboa, com o intuito de criar uma maior “aproximação do mercado empresarial internacional, incluindo interações entre brasileiros e portugueses”.

“O Web Summit Lisboa é um evento estratégico para mostrarmos para o mundo o Brasil como celeiro de inovação e a ApexBrasil está levando a maior delegação brasileira da história para o evento, oferecendo trilhas de preparação para que tenham os melhores resultados possíveis em Lisboa”, comentou Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil, antes do evento.

De acordo com Cristiano Jardim, diretor da FUNCEX Europa e responsável pelo escritório da entidade em Cascais, esta iniciativa foi “uma oportunidade paras as startups brasileiras entenderem um pouco mais sobre o processo de internacionalização, tendo como referência a experiência dos consultores da Funcex Europa e o apoio da Câmara Municipal de Cascais, através da DNA Cascais, que trouxe, além de todo o seu conhecimento e know-how no apoio às startups, parceiros, empresas e instituições que irão auxiliar e abrir portas para o desenvolvimento de novos negócios na Europa, através de Portugal e com Cascais como porta de entrada”. ■ 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui