Protocolo impulsiona curso pioneiro sobre fibromialgia na UBI

Curso visa “reforçar conhecimento e tratamento da fibromialgia em Portugal”

0
9
Assinatura do protocolo aconteceu na reitoria da UBI
- Publicidade -

A Universidade da Beira Interior (UBI), a Academia Portuguesa de Fibromialgia e a Associação de Socorros Mútuos Mutualista Covilhanense formalizaram, a 31 de outubro, um protocolo de colaboração no âmbito do “Curso Fibromialgia, Síndrome de Sensibilidade Central e Dor Crónica”. O acordo visa “garantir a participação gratuita de doentes com fibromialgia referenciados pela Unidade de Fibromialgia da Mutualista Covilhanense e pela Academia Portuguesa de Fibromialgia”.

O curso, que decorre desde 9 de novembro no Anfiteatro Amarelo da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, na Covilhã, conta com um total de 30 horas de formação lideradas por professores doutorados e especialistas nacionais e internacionais. A formação, que atribui 1 ECTS, tem como objetivo “atualizar conhecimentos sobre fibromialgia e outras síndromes associadas, destacando a UBI como referência no avanço das ciências da saúde”.

José Luis Arranz Gil, presidente da Academia Portuguesa de Fibromialgia, enfatiza que o curso “é um passo fundamental para elevar a compreensão e o tratamento da fibromialgia, promovendo conhecimento de vanguarda e uma abordagem mais eficaz para os doentes”.

A parceria reflete, segundo os seus responsáveis, “o compromisso com a inovação, apoio aos pacientes e capacitação dos profissionais de saúde, promovendo o reconhecimento e o tratamento mais eficaz da fibromialgia m Portugal”.

Sobre o acordo assinado nos últimos dias, José Luis Arranz Gil considera ser importante contar com a presença dos que sofrem com a doença no curso, pois esta é uma maneira de eles próprios perceberem melhor esta enfermidade, além da troca de experiências entre pacientes e profissionais de saúde e médicos.  ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui