A edição 2024 do WebSummit Lisboa vai contar com várias ações paralelas de aproximação do mercado empresarial internacional, incluindo interações entre brasileiros e portugueses. Um desses momentos será liderado pelo escritório europeu da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX Europa), que vai realizar o “Matchmaking Day”, no próximo dia 13 de novembro, nas instalações do DNA Cascais, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.
O objetivo desta ação, que acontece no âmbito do apoio à missão da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), especificamente para o evento de tecnologia na capital portuguesa, é “apoiar o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro, em especial a partir de Portugal para toda a Europa e para os países da CPLP”.
Dentre os participantes confirmados, estão Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais; Frederico Nunes, vereador e presidente da DNA Cascais; e Nelma Fernandes, presidente da Confederação Empresarial da CPLP, entre outros nomes.
“O WebSummit Lisboa é um evento estratégico para mostrarmos para ao mundo o Brasil como celeiro de inovação e a ApexBrasil está levando a maior delegação brasileira da história para o evento, oferecendo trilhas de preparação para que tenham os melhores resultados possíveis em Lisboa”, comentou Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil.
Esta responsável sublinha que o “Matchmaking Day é um dos pontos altos para as nossas startups”.
“Depois de participar de uma trilha de preparação, elas estarão frente a frente com investidores e parceiros locais para expandir os seus negócios para a Europa”, acrescentou Ana Paula Repezza.
“Após dois anos e meio de ações contínuas, onde demos início à operação da Funcex Europa, a partir de Portugal, já que temos a sede da Fundação no Brasil, é recompensador vermos os resultados e reconhecimento que conquistamos até aqui. Sermos escolhidos pela APEX, pelo segundo ano consecutivo, para recebemos as startups brasileiras durante o WebSummit é um exemplo concreto desse resultado”, afirmou Higor Ferro Esteves, diretor geral da Funcex Europa.
Segundo Cristiano Jardim, diretor da FUNCEX Europa e responsável pelo escritório da entidade em Cascais, esta iniciativa “será uma oportunidade paras as startups brasileiras entenderem um pouco mais sobre o processo de internacionalização, tendo como referência a experiência dos consultores da Funcex Europa e o apoio da Câmara Municipal de Cascais, através da DNA Cascais, que irá trazer, além de todo o seu conhecimento e know-how no apoio às startups, parceiros, empresas e instituições que irão auxiliar e abrir portas para o desenvolvimento de novos negócios na Europa, através de Portugal e com Cascais como porta de entrada”. ■