Dueto Brasil fará concerto solidário em benefício das ações da “Mais Lusofonia” em Castelo Branco

Marcello Linhos e Andréa Teixeira já se apresentaram em diversos concertos internacionais e se dedicam a divulgar a “música do Brasil de dentro”. Aceitaram o desafio de ajudar “quem mais precisa” durante espetáculo solidário em Castelo Branco

0
335
Instrumentistas já conquistaram prémios e gravaram diversas músicas, sendo reconhecidos por divulgar a cultura sonora brasileira. Foto: divulgação
- Publicidade -

O Dueto Brasil, dupla brasileira de músicos pesquisadores, formado por Marcello Linhos (viola caipira e voz) e Andréa Teixeira (flauta transversal), vão realizar no Auditório da Biblioteca Municipal António Salvado, em Castelo Branco, região Centro de Portugal, no próximo dia 16 de outubro, às 19h30, um “Concerto Solidário”, promovido pela Associação Mais Lusofonia. A entrada será a doação de alimentos não perecíveis. O objetivo é entregar os alimentos durante o projeto “Projeto Natal Solidário 2024”.

De caráter humanitário, o concerto terá um repertório com canções e sonoridades tradicionais de países pesquisados pelos instrumentistas, como, por exemplo, Portugal e Brasil. Dedicados à pesquisa de estruturas musicais brasileiras de séculos passados e inclusive de povos indígenas, Marcelo Linhos e Andrea Teixeira, denominam tais estruturas como “música do Brasil de dentro”, que a dupla tem divulgado em vários países além de Portugal e o Brasil: EUA, Holanda, México, França, África do Sul, Moçambique.

Esta agenda integra a digressão da dupla a Portugal, com passagens por diversas cidades, incluindo um festival de Idanha a Nova. A dupla conheceu o trabalho da Mais Lusofonia em Brasília, no início deste ano. Sensibilizados, ofereceram o espetáculo como forma de ajudar nas ações da entidade luso-brasileira sediada em Castelo Branco.

Apresentação da banda em Brasília

“Estamos muito contentes por poder oferecer este espetáculo ao público da região, sobretudo a quem conhece o nosso trabalho e a quem está sempre disposto a ajudar. As atividades sociais necessitam muito mais do que empenho. É necessária muita entrega e os integrantes da Associação, bem como os voluntários, não medem esforços na hora de ajudar. O Dueto Brasil é muito bem-vindo entre nós. São dois artistas detentores de prémios internacionais. Será uma oportunidade única de vê-los em atuação na “nossa casa””, disse Sofia Lourenço.

Por sua vez, a dupla brasileira afirmou à nossa reportagem estar muito feliz em poder estar junto da Associação Mais Lusofonia nesta jornada musical e super carinhosa”.

Com a denominada “música do Brasil de dentro”, os músicos foram convidados a participarem em vários eventos culturais, como, por exemplo, um concerto em homenagem ao Museu Casa de Cora Coralina, no estado de Goiás, e da Temporada da Primavera, da Universidad de Guadalajara, no México, e do maior encontro de letras da Galícia.

Os músicos encontraram na divulgação um meio de valorizar as raízes da “música do Brasil de dentro” e “cantada genuinamente através do povo”, que, para eles, “remete ao singelo e ao amor pela música inspirada a partir da natureza, pela luta do sertanejo no campo e seu olhar sobre o ser humano”.

A trajetória de concertos musicais do Dueto Brasil iniciou-se em 2019, no Palácio Foz, em Lisboa. As suas pesquisas, estudos e inúmeras experiências em concertos pelo mundo representaram feitos marcados por gravações e prémios. 

Marcello Linhos, nascido em Brasília, dedicou 30 anos da sua vida a composições da tradição originária na “Companhia de Comédia Os Melhores do Mundo” e como integrante da “CIA Armorial”. O cantor e compositor já lançou vários discos e se apresentou em diversos países. O seu disco “Violinha Caipira” teve reconhecimento educacional por trabalhar o cerrado brasileiro.

Por sua vez, a goianiense Andréa Teixeira, que também é pianista, já tocou, entre outros afamados espaços de shows, no Carnegie Hall, em Nova Iorque, no Venetian Theater, em Macau, na China e no Teatro de São Carlos, Lisboa, tendo conquistado 18 prémios nacionais e internacionais. Como idealizadora do projeto “Sons do Cerrado”, lançou, pela série, 13 CDs. Assim como Linhos, a artista mantém-se ativa na divulgação da música brasileira como pianista, com apresentações em cidades da Europa, das Américas e da Ásia. Em virtude da sua pesquisa e divulgação da cultura brasileira, foi eleita, em 2021, personalidade da Música, quando recebeu o Prémio Internacional “Gala da Lusofonia”, em Lisboa, Portugal.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui