Ministra da Juventude e Modernização de Portugal anuncia Espaço Cidadão no Rio de Janeiro

Governo português prevê aumento de mais espaços para chegar em locais onde não há serviços públicos on-line

0
156
Encontro no Rio de Janeiro, Brasil
- Publicidade -

O Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro vai ser palco do Espaço Cidadão para melhorar e capacitar a prestação dos serviços públicos ‘on-line’ aos portugueses. O Governo de Portugal vai garantir os recursos humanos já existentes no consulado para ajudar os cidadãos portugueses a ter acesso a 71 serviços disponíveis on-line, com o objetivo, frisou o Consulado, de “ajustar” o catálogo atual e incluir novos “serviços que sejam reconhecidamente valorizados pelos cidadãos que vivem fora do país”.

Há previsão do Ministério da Juventude e Modernização de um aumento de 250 espaços até o segundo semestre de 2026 para chegar a novos locais onde não há serviços públicos e assim totalizar 1.143. Esta expansão será feita na rede consular, nos hospitais nacionais, nas instituições de Ensino Superior e nas autarquias. 

Atualmente, existem Espaços Cidadãos em São Paulo, Londres, Paris e Bruxelas. Além do Rio de Janeiro, o governo planea abrir novos espaços em Berlim, Cidade do Luxemburgo, Zurique, Genebra, Madri, Barcelona, Boston, Toronto e Luanda.

“Vamos trabalhar para em breve criar o Espaço Cidadão aqui na cidade do Rio de Janeiro”, afirmou a ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, que esteve recentemente na “cidade maravilhosa”, em companhia do secretário das Comunidades Portuguesas, José Cesário.

“Uma ligação aos nossos cidadãos portugueses, aos nossos expatriados, que mesmo não estando a viver em Portugal, são obviamente cidadãos portugueses e nós temos a obrigação de melhorar a forma como prestamos os serviços públicos”, completou a ministra. ■ 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui