Virgem Peregrina de Fátima chegou pela terceira vez à Venezuela

Imagem visitou a capital Caracas

0
384
País sul-americano conta com um grande número de emigrantes portugueses e luso-descendentes residente
- Publicidade -

Na tarde de sábado, 24 de agosto, a Imagem Peregrina nº 3 da Virgem de Fátima, juntamente com um grupo de paroquianos portugueses do Projeto Interdiocesano de Intercâmbio Internacional, chegou ao Aeroporto Internacional de Maiquetia às 14h00, sendo recebida pela Pastoral Juvenil da Venezuela e pelo Apostolado Mundial da Virgem de Coromoto.

A imagem, proveniente do Santuário da Virgem de Fátima em Portugal, foi transportada às 17h00 para as instalações da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), para dar início à peregrinação. Aquando do descerramento da imagem, o Presidente da CEV e Arcebispo eleito de Valência, Jesús González de Zarate, recebeu-a com alegria e transmitiu a bênção aos peregrinos portugueses e venezuelanos para que a imagem percorra Caracas e todo o país.

“Deus e Nossa Senhora de Fátima concedam que os venezuelanos possam conhecer a imagem durante estes dias, levada pelos jovens que participaram na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) há um ano, onde veneraremos a nossa Mãe de Deus como peregrina da esperança e que ela encha o coração do nosso povo venezuelano”, acrescentou.

Da mesma forma, em nome da Pastoral Juvenil Venezuelana, Saritza Roque, que lidera o Centro de Leigos, Família e Juventude da CEV, agradeceu a Deus pela chegada do grupo de fiéis das paróquias de Monte Redondo e Coimbrão, em Leiria, Portugal, que os acolheu durante a sua participação na JMJ Lisboa 2023.

“Chamados a esta terra de missão na Venezuela, quisemos receber a Virgem Peregrina de Fátima na sede da Conferência Episcopal Venezuelana, iniciando esta viagem sob a bênção dos bispos, que a imagem se reflicta no chamamento da Virgem Maria para o seu encontro com os venezuelanos”, sublinhou.

De seguida, teve início a caravana de exposição da Imagem Peregrina de Fátima no sudoeste de Caracas, dinamizada pelo Vigário Geral da Arquidiocese de Caracas, Armelim de Sousa, que percorreu a imagem nas paróquias: San Juan Pablo II em Montalbán, Santuário de Nossa Senhora de Coromoto em El Paraíso, Nossa Senhora de Lourdes em San Martin e San Juan Bautista em Capuchinos.

Durante este percurso, a imagem foi recebida com cânticos, gestos de devoção, oração e alegria pelos paroquianos das igrejas que serviram de estações, onde a presença de muitos adultos, jovens, crianças e idosos saiu à rua para a receber, para rezar na sua presença.

De seguida, os paroquianos da Arquidiocese de Caracas culminaram a visita na Basílica Menor de Santa Teresa, sede da devoção de Caracas do Nazareno de San Pablo, que se fez acompanhar da imagem peregrina da Virgem de Fátima. A ocasião serviu para a celebração da missa de boas-vindas marcada para as 18h30.

A Eucaristia foi presidida pelo Arcebispo Emérito de Caracas, Cardeal Baltazar Porras, concelebrada pelos Bispos das Dioceses de San Fernando de Apure, D. Alfredo Torres, e de El Tigre, D. José Manuel Romero e acompanhada pelo Vigário Geral de Caracas Armelim De Sousa, este sacerdote luso-venezuelano é também o reitor da Basílica de Santa Teresa.

Com uma igreja repleta, que significava a união entre os paroquianos caracenses e luso-venezuelanos residentes no centro histórico de Caracas, o Cardeal Baltazar Porras despediu-se do seu arcebispado na igreja onde iniciou o seu serviço ao altar como acólito, onde despertou a sua vocação sacerdotal. No mesmo dia, D. Raúl Biord Castillo tomou posse como XVII Arcebispo de Caracas na Igreja da Sé Metropolitana de Caracas.

A Missa terminou com as palavras de agradecimento do Reitor da Basílica de Santa Teresa, Armelim de Sousa, por ter recebido a Imagem Peregrina da Virgem de Fátima do seu Santuário em Portugal e a bênção do Arcebispo Emérito de Caracas, Cardeal Baltazar Porras, aos membros da Pastoral Juvenil Venezuelana e aos membros do Projeto Interdiocesano de Leiria.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima visita pela terceira vez a Venezuela, num país onde vive um grande número de emigrantes portugueses e luso-descendentes, a última visita da Virgem Peregrina do Santuário de Fátima em Portugal foi em 2017, no âmbito da celebração dos 100 anos da sua aparição. ■

Marcos Ramos Jardim, correspondente na Venezuela

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui