A dupla de irmãos luso-descendentes Sandra e Ricardo, nascidos na Venezuela, divulgou, recentemente, o desagrado com o resultado das eleições presidenciais na Venezuela, ocorridas no domingo, 28 de julho, o que mereceu contestação também por parte de diversos organismos internacionais, que pedirem clareza na apresentação dos resultados.
“Expressamos os nossos melhores desejos de justiça e esperança, para alcançar o que a maioria quer em prol do bem-estar de todos os que lá [Venezuela] residem e os que se encontram emigrados, e que se faça cumprir o exposto nas urnas de voto, nas eleições presidenciais do passado 28 de julho”, afirmou o cantor Ricardo.
Por sua vez, a cantora Sandra exaltou a pátria onde nasceu e revelou o seu entusiasmo por estar entre os portugueses, honrando-os com as suas canções marcadas por géneros e estilos diversos em nome da cultura lusitana.
“Contentes de voltar a estes locais, partilhar com os nossos e expandir o nosso trabalho artístico musical a novos terrenos. Desde que iniciamos como dupla, temos procurado sempre deixar em destaque as nossas culturas, mostrando o orgulho pelos nossos antepassados e pela terra onde nascemos”, completou Sandra.
Sandra e Ricardo vivem hoje em Portugal, onde mantém raízes na Ilha da Madeira. Estes dois irmãos residiram por 30 anos na Venezuela, país com o qual mantém forte conexão cultural.
A dupla iniciou, nos últimos dias, uma turnê pelo continente português, tendo cantando em Leiria e Viseu. Neste mês de agosto, Sandra e Ricardo completam 30 anos de carreira artística dedicados à música e seguem ativos pelo mundo com as suas canções de forte conexão musical lusitana.
Turnês realizadas
Os irmãos já excursionaram em diversos países: Estados Unidos, Qatar, Espanha, França, Luxemburgo, África do Sul, Brasil e Suíça, deixando nestas nações a sua música, mistura de tradicional e contemporânea da cultura musical portuguesa.
Além de shows nesses países, Sandra e Ricardo seguem sua agenda de apresentações em Portugal. Em dezembro de 2023, por exemplo, a dupla apresentou-se no Parque Santa Catarina, no Funchal, Ilha da Madeira, onde começou a carreira artística. Como parte da turnê de 2023, realizaram um show no dia 31 de dezembro para a “Festa Especial de Ano Novo”, numa iniciativa da Câmara Municipal e com acesso gratuito.
Quando celebraram 29 anos de carreira artística, em setembro de 2023, a dupla participou no “Evento Homenagem às Migrações”, realizado no Auditório do Jardim Municipal, no Funchal, e organizado pela Associação Diáspora no Mundo (ADNM), em parceria com a Câmara Municipal do Funchal. ■