Carregal do Sal: inaugurado Museu Aristides de Sousa Mendes

Autoridades marcaram presença durante evento que homenageia figura portuguesa que ajudou a salvar milhões de vidas durante a segunda Guerra Mundial

0
190
Cerimónia aconteceu precisamente no dia em que Aristides nasceu, há 139 anos
- Publicidade -

O presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, presidiu à cerimónia de inauguração do Museu Aristides de Sousa Mendes, na Casa do Passal, em Cabanas de Viriato, Carregal do Sal, Portugal, no último dia 19 de julho.

Estiveram presentes na inauguração familiares de Aristides de Sousa Mendes e descendentes de refugiados salvos pelo então Cônsul de Portugal em Bordéus.

A cerimónia aconteceu precisamente no dia em que Aristides nasceu, há 139 anos. Aristides de Sousa Mendes, então cônsul de Portugal em Bordéus, salvou milhares de pessoas durante a segunda Guerra Mundial, ao garantir-lhes um visto de entrada em Portugal.

O evento contou ainda com a presença da ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, do secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, e do secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, entre as centenas de convidados de todo o mundo, desde descendentes do diplomata a refugiados que salvou.

Também marcaram presença os embaixadores de França, Luxemburgo, Estados Unidos da América, Bélgica, Áustria, Alemanha e Israel, assim como representantes de câmaras onde Aristides de Sousa Mendes foi cônsul.

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, enviou um vídeo com uma mensagem gravada e o Papa Francisco enviou uma carta lida pelo porta-voz João Crisóstomo.

O presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, Paulo Catalino, frisou que a inauguração da Casa Museu de Aristides Sousa Mendes é “o justo momento de reposição da dignidade e da memória de um homem que teve a lucidez, arrojo e coragem de salvar vidas”.

“Com esse gesto, teve a plena noção que, da sua decisão a vida dos seus mais diretos muito sofreria, deixando-nos seguramente um dos mais belos exemplos de altruísmo e humanidade do século XX”, acrescentou.

No âmbito deste evento, José Cesário, Secretário das Comunidades Portuguesas, afirmou que a inauguração do Museu de Aristides Sousa Mendes “é uma obra extraordinária, um verdadeiro museu do universo, que, decerto, se tornará num grande polo dinamizador do desenvolvimento regional”.

“É uma felicidade olhar para todos vós, aqui participantes, e ver uma multidão tão parecida como aquela que o nosso avô terá encontrado, repetidas vezes, em 1940, diante do seu consulado, em Bordéus: as pessoas que estavam à espera de um visto salvador. É como se esta multidão, 85 anos depois, estivesse aqui a dizer obrigado senhor cônsul”, destacou António Moncada, neto de Aristides de Sousa Mendes. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui