96 anos de glória: São Januário resgata raízes luso-brasileiras

Estádio do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, fez aniversário no dia 21 de abril

0
1706
Casa dos vascaínos também tem relação direta com Portugal
- Publicidade -

Na última semana, o Estádio Vasco da Gama, conhecido por São Januário, completou 96 anos. Inaugurado no dia 21 de abril de 1927. A relação do Brasil com Portugal está evidente. O Clube herdou o nome do navegador e explorador português que durante a Era dos Descobrimentos se destacou por ter sido um dos primeiros comandantes a navegar da Europa à Índia.

A casa dos vascaínos também tem relação direta com Portugal. O estádio tem uma arquitetura Neocolonial e foi projetado pelo arquiteto português Ricardo Severo da Fonseca e Costa. Os traços da obra valorizam as raízes luso-brasileiras. A fachada é patrimônio tombado pelo governo brasileiro e não pode ser modificada. Também há a presença do escudo do clube em azulejos portugueses e a bandeira de Portugal hasteada ao lado da bandeira do Brasil e do clube.

Repleto de características que ligam o Brasil a Portugal, o apelido dado ao estádio é devido ao Santo São Januário, ou, em italiano, San Genaro. O santo foi um bispo e mártir que resistiu à pressão do império romano sobre os cristãos, mas foi condenado à morte no ano 305. O Brasil foi colonizado por Portugal, e o país é um dos locais do mundo com maior quantidade de fiéis católicos.

A herança portuguesa é presente na história do Vasco. Se não bastasse herdar a o nome de um dos principais navegadores da Era Colonial, Vasco da Gama, o clube também tem símbolos que remetem às raízes portuguesas, tais como: a caravela e a cruz de malta estampada em seu escudo.

Aos 96 anos, São Januário foi palco para o milésimo gol de Romário no dia 20 de maio de 2007. O Vasco também se tornou campeão da Libertadores de 1998 no local. Os donos da casa também conquistaram a Copa do Brasil em 2011. O maior artilheiro de São Januário é Roberto Dinamite, também maior artilheiro da história do clube, com 184 gols. Roberto é seguido por Romário com 152 gols. Ambos têm uma estátua no local. O estádio fica localizado na Avenida Roberto Dinamite, número 10. A rua ganhou o nome após o falecimento do ídolo cruzmaltino.  ■

Luiz Gontijo

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui