200 anos da Independência do Brasil na RTP

Este é um momento que marca dois séculos de história das culturas portuguesa e brasileira que sempre estiveram ligadas e que assinalamos na Antena 1, RTP2 e RTP1

0
73
Os 200 anos da Independência do Brasil são motivo para uma série de programas e emissões especiais na rádio e televisão
- Publicidade -

No dia 7 de setembro, em direto de São Paulo, a Antena 1 traz-nos a emissão Brasil 200 Anos Depois, precisamente 200 anos depois do célebre “Grito do Ipiranga”. A partir do Museu do Ipiranga, das 15h às 17h30, Nuno Galopim conduz a emissão com Iolanda Ferreira e Isabel Meira, por onde vão passar diversos convidados onde lançamos conversas que cruzam memórias com o presente e um painel de convidados que nos vai contar a história do relacionamento dos portugueses com São Paulo nestes últimos dois séculos.

No mesmo dia, vários painéis de programação vão integrar as comemorações na Antena 1, os quais irão traduzir histórias de pontes entre Portugal e o Brasil, como Portugueses no Mundo, de Alice Vilaça, David Ferreira a Contar, de David Ferreira, Almanaque de Ouvido, de Mafalda Lopes da Costa, e Mortinho Por Sair de Casa, de Rui Alves de Sousa. A música brasileira também irá fazer parte deste dia especial, com espaço ainda para uma surpresa.

Na televisão, dia 7, a RTP2 emite o concerto da Orquestra Filarmónica de Minas Gerais nos Jardins da Torre de Belém. As mais consagradas obras do repertório sinfónico brasileiro e português de uma das principais orquestras do Brasil, dirigida pelo maestro Fabio Mechetti, num espetáculo comemorativo para ver a partir das 22h00.

Na RTP1, às 22h15, poderá acompanhar o espetáculo inédito Duas Nações em Harmonia que junta em palco António Zambujo e o compositor e violinista brasileiro Yamandu Costa. Neste espetáculo celebramos a harmonia entre dois povos numa noite de ritmos lusófonos.

De destacar que os 200 anos da Independência do Brasil serão também acompanhados por todas as áreas editoriais da RTP e irão estender-se durante a semana na Antena 1, com destaque para duas estreias.

No dia 8, a Antena 1 estreia Transatlântico, um formato diário (às 15h40) de João Pedro Bandeira que cruza vozes dos dois lados do oceano e, no mesmo dia, Gira Discos (depois das notícias da meia noite) recorda parcerias e versões que uniram músicos portugueses e brasileiros. No dia 9, no 2 ou 3 Coisas (depois das notícias das 23h00) João Lopes e Nuno Galopim vão falar da música, do cinema e de alguns livros, com o Brasil como ponto de partida. E, dia 12, pelas 23h00, estreamos Num País Tropical, uma série de 8 episódios da autoria de Rui Miguel Abreu na qual se conta a história da música popular brasileira. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui