Português, Manuel Beninger foi homenageado por Barack Obama e hoje preside Fundação que auxilia jovens da Guiné-Bissau

80 jovens estão a ser acolhidos

0
461
Manuel Beninger vive entre Portugal e Brasil
- Publicidade -

Cerca de 80 crianças e jovens residentes em Guiné-Bissau, na África, estão a participar num projeto que conta com a ajuda de elementos que atuam em Braga, Viana do Castelo e Rio de Janeiro. O objetivo dessa iniciativa, inserida no âmbito da Fundação Meninos de Bissauzinho, é desenvolver ações sociais que “elevem o nível de qualidade da vida física, emocional e intelectual das crianças e jovens, promovendo a inserção social e educacional”.

A nossa reportagem conversou com Manuel Beninger, presidente dessa Fundação, que falou sobre as ações que estão a ser desenvolvidas e explicou porque esse projeto é tão importante para o futuro desse público específico.

O que é o projeto Meninos do Bissauzinho e quais os objetivos?

A Fundação Meninos de Bissauzinho é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que tem como objetivo primordial contribuir e fortalecer mecanismos para potencializar crianças e jovens guineenses da comunidade de Bissauzinho, motivando a sua participação na sociedade, através de apoios na área da educação, desporto, saúde e empreendedorismo. Desenvolver ações sociais que elevem o nível de qualidade da vida física, emocional e intelectual das crianças e jovens, promovendo a inserção social e educacional.

Qual é o vosso público-alvo?

Jovens e crianças são a nossa prioridade.

Desde quando atuam?

A Fundação Meninos de Bissauzinho nasceu primeiro como Associação sem Fins Lucrativos em 2016, por escritura pública na Conservatória do Registo Comercial de Viana do Castelo. Como primeiro objetivo promoveu Campanhas de Solidariedade de recolha de brinquedos, livros infantis, roupa e calçado, novos, mais antigos ou pouco usados, destinada às crianças do país africano de expressão portuguesa Guiné-Bissau. Várias campanhas foram efetuadas, com o seguinte lema: “Aproveite para fazer uma revisão ao seu armário ou aos brinquedos e livros antigos dos seus filhos e dê-lhes um novo rumo. Aqui fica uma oportunidade para ajudar quem mais precisa”.

Que ações a Fundação tem desenvolvido?

Durante os primeiros quatro anos de atividade foram enviados para a Guiné-Bissau cinco contentores, três viaturas, além da construção de uma escola. Em 2021 foi constituída a FUNDAÇÃO «MENINOS DE BISSAUZINHO», por escritura pública na Conservatória do Registo Comercial de Bissau, Guiné-Bissau, e construída a sua sede social, em Bissauzinho, uma localidade situada a trinta quilómetros de Bissau. Tem no seu projeto e a seu cargo 80 jovens e crianças. A Fundação tem como propósito fundamental melhorar a qualidade de vida das crianças de Bissauzinho através da educação, da arte, da beneficência e do desporto. A Fundação desenvolve as suas atividades a partir da sua sede em Bissau e das delegações em Braga, Viana do Castelo e Rio de Janeiro. No ano da sua constituição, a Fundação lançou o programa PADRINHOS DE AFETO, com os seguintes objetivos: Apoiar 80 crianças e jovens através do apadrinhamento das mesmas; Ajudar à subsistência das casas que acolhem crianças e jovens; Criar a possibilidade destas crianças e jovens sentirem que há alguém que, à semelhança de uma “mãe e pai pequeninos” – os padrinhos – se preocupa com eles, deseja vê-los crescer bem e que por eles tem grande estima; Proporcionar um desenvolvimento pessoal e social mais saudável a estas crianças e jovens; e Possibilitar o exercício de ações de solidariedade social, por parte dos benfeitores, de uma forma concreta e que dignifiquem cada pessoa.

Quem é Manuel Beninger?

Sou licenciado em Engenharia Civil e sou o atual presidente da Fundação Meninos de Bissauzinho. Recentemente, fui nomeado como Delegado Defensor dos Direitos Humanos pelo Ministério da Justiça da República Federativa do Brasil. Em 2016, fui galardoado por Barack Obama, então-presidente dos Estados Unidos da América, com o President’s Lifetime Achievement Award, pelo trabalho como voluntário. ∎

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui