EDP e Abstartups unem forças para fomentar o desenvolvimento do ecossistema de inovação nacional

Este é o terceiro ano consecutivo da parceria, que busca estimular a transição energética no País por meio de colaborações e investimentos em startups

0
303
Inovação e Ventures da EDP desenvolvem diversos programas e iniciativas de apoio ao ecossistema empreendedor
- Publicidade -

A EDP, multinacional que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico, acaba de renovar sua parceria com a Abstartups – Associação Brasileira de Startups, maior rede de startups do Brasil. A partir deste mês, as duas darão início a uma série de atividades que vão contribuir com o ecossistema de inovação nacional e fomentar o desenvolvimento das empresas que atuam no setor de energia e comunidades empreendedoras no País. O desdobramento da parceria ainda vai contar com mentorias, workshops, eventos para as startups, assim como a participação em comitês estratégicos para o mercado.

A Companhia irá se relacionar com os empreendedores associados da Abstartups para mapear oportunidades para suas unidades de negócio, além de avaliar aportes financeiros por meio da EDP Ventures, veículo de capital de risco do Grupo EDP, que busca investir em empresas que possam acelerar a transição energética no País. As startups interessadas podem encontrar mais informações no site: www.edpventures.vc. Os tíquetes variam entre R$ 1 milhao e R$ 5 milhões de reais.

Outra iniciativa da EDP ao lado daAbstartups, o StartupON ES&MS tem como objetivo dar visibilidade e fomentar comunidades de startups ao redor do Brasil, levando conteúdo especializado para empreendedores e empreendedoras, além de conexões e potenciais oportunidades de negócio. Nesta edição, que será realizada virtualmente nos dias 27 e 28 de abril, o foco serão os estados do Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. As empresas interessadas podem se inscrever pelo site: https://abstartups.com.br/startupon/.

“A parceria com a Abstartups é fundamental para expandirmos nosso relacionamento com startups alinhadas com o nosso negócio e que atendam e complementem nossos desafios estratégicos. Queremos continuar sendo a empresa mais inovadora do setor elétrico, por isso temos investido cada vez mais em inovação aberta e no fomento do ecossistema empreendedor nacional”, afirma Andrea Salinas, diretora de Inovação e Ventures da EDP.

Inovação aberta na EDP

Além da parceria com a Abstartups, as áreas de Inovação e Ventures da EDP desenvolvem diversos programas e iniciativas de apoio ao ecossistema empreendedor. Uma das mais conhecidas do mercado é o Starter Business Acceleration, programa global de inovação aberta da EDP, que estimula a conexão com startups e a geração de novos negócios, assim como impulsiona a inovação no setor de energia.

Além da oportunidade de apresentar suas soluções e de co-criar com as diversas áreas da EDP no Brasil, Espanha, Estados Unidos e Portugal, as startups concorrem a um prêmio de 50 mil euros, além de serem avaliadas para receber investimento da EDP Ventures. As inscrições para o Starter podem ser feitas até o dia 24 de maio por meio deste link: https://theenergystarter.com/pt/edicao-2021/.

Em 2020, a EDP Brasil se conectou com 230 novas startups no País, das quais 65 avançaram para sessões de mapeamento de oportunidades e matchmaking com as unidades de negócio, resultando em 20 projetos de inovação para teste de novas soluções e modelos de negócio.

Sobre a Abstartups

Fundada em 2011, a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) é uma entidade sem fins lucrativos que possui mais de 13 mil startups em sua base de dados e tem como missão promover o ecossistema brasileiro de startups nacionalmente e internacionalmente, fornecendo informações de mercado e ativando os agentes relevantes para aumentar a competitividade das startups brasileiras.

Sobre a EDP no Brasil

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, além de atuar em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,5 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Foi eleita em 2020 a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em Governança e Sustentabilidade, estando há 15 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. ∎

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui