Câmara de Comércio da Região das Beiras vai realizar conferências com especialistas no Fundão

Objetivo é "agilizar as relações transfronteiriças e promover o crescimento económico das empresas e empresários das regiões raianas"

0
384
Programa eclético
- Publicidade -

Vai decorrer entre os dias 3 e 5 de dezembro no Alambique d’Ouro Hotel Resorts & Spa, no Fundão, Portugal, o primeiro encontro Raia Business, Cultura e Negócios numa iniciativa da CCRB – Câmara de Comércio da Região das Beiras, em parceria com a Territórios do Côa, a Territórios Criativos e a Câmara de Comércio de Cáceres.

O evento, que vai decorrer em formato presencial e streaming, vai receber conferências que contam com a presença de João Torres – Secretário de Estado do Comércio, Isabel Ferreira – Secretária de Estado da Valorização do Interior, Pedro Machado – Presidente do Turismo do Centro, Paulo Porto, deputado luso-brasileiro na Assembleia da República, além de autarcas, ex-autarcas e especialistas de Portugal e da Espanha, bem como administradores de empresas.

Quem quiser participar como ouvinte, deve realizar a sua inscrição através do e-mail: geral@ccrbeiras.pt

Segundo os seus organizadores, este fórum empresarial da CCRB e dos seus parceiros pretende “agilizar as relações transfronteiriças e promover o crescimento económico das empresas e empresários das regiões raianas” e destaca-se por ser “um evento que quer fazer com que as Beiras e a Raia transformem a sua área de intersecção económica e cultural numa resposta ao desafio de se estabelecerem relações mais intensas e dinâmicas no contexto raiano que liga as Regiões das Beiras às comarcas, Ciudad Rodrigo, Fuentes de Oñoro, Cáceres”.

Conheça o programa completo em: https://www.facebook.com/camaradocomerciodaregiaodasbeiras

MERCADO DE NATAL

Por outro lado, a CCRB, a Territórios do Côa, a Territórios Criativos e a Câmara de Comércio de Cáceres, “atentas à época natalícia, promoveram um Mercado de Natal com diversos expositores e produtos regionais. O mercado decorre num salão fechado junto ao estacionamento traseiro do hotel Alambique. As pessoas têm a oportunidade de começarem a pensar nas suas compras de Natal com produtos das regiões e que fazem parte do imaginário desta época.

Estarão presentes as 4 Maravilhas da Mealhada trazidas pela Câmara Municipal da Mealhada. A água mineral do Luso, com a leveza (pouco mineralizada) que a tornou líder de mercado no nosso país, o pão da Mealhada, famoso pelos seus quatro bicos e por continuar a ser confeccionado de forma tradicional (“benzido” e cozido, em forno de lenha), o vinho da Bairrada das Caves Messias, encorpado e com predominância das castas consagradas ao longo dos anos (Baga, Touriga Nacional e Syrah), e o leitão, o símbolo maior da Mealhada, que marca toda a restauração do concelho, iguaria cheia de preceitos que vão desde a escolha da espécie à própria confeção que vem directamente do restaurante O Rei dos Leitões.

De Pinhel chegam as tradições e o bem receber, onde se distinguem o vinho, claro, mas também o pão, as cavacas e outras iguarias. O Pão de Ló de Ovar chega pela mão de Rosa Rodrigues que conquistou uma Medalha de Ouro no 10º Concurso Nacional de Doçaria Rica Tradicional Portuguesa em 2021 no CNEMA.  Não vai ser rei não do Carnaval de Ovar mas sim da Raia Business.

Cortiça do Algarve é representada pela arte de Artesão António Luz, de São Brás de Alportel e o Burel e Bordado de Castelo Branco, vêm diretamente da mão de Madalena Novo  do Fundão. E de bem perto, da Covilhã chega-nos a Caganita, da Orlanda Silva,  que  vai mostrar as estórias que a lã nos quer contar, seja em forma de lã cardada, feltrada ou fiada. Pura magia.

De Castelo Branco, mas nascida em Niza, chega-nos a Soulcolours Byme da Rosa Bello – uma exposição fabulosa de arte, uma explosão de cor. O presente ideal para este Natal.

A Logica Bio do Samuel Freire é uma mercearia orgânica, para quem optou por verduras de produção local sem produtos químicos, orgânicos, alimentos sem embalagens plásticas. Uma solução para os que apoiam a economia solidária.

Aldeia Sabão porque “cuida de ti e cuida da terra”, é uma colecção de sabonetes naturais com ingredientes biológicos, e chegam de Vale de Prazeres. Conjuntamente vai estar a Natural Ness, óleos e aromas naturais.

Para contrariar o frio, de Almeirim chega Casas das Botas de Figueiredo Rodrigues: Sapatos, pantufas, botas de cavaleiro, feitos à medida que assentam que nem uma luva, no pé de cada um.

E não faltam bebidas, a Sogarrafas estará presente com a bebida ideal para a sua mesa ou para oferta. E para acompanhar, que tal conhecer a GLOBALL?  Uma empresa que visa a exportação do que de melhor temos na região?

Queijos e Enchidos de Seia, chegam pela arte e saber José Fernandes. Ninguém vai resistir umas sandes de presento e queijo da Serra. Mais ao norte, de Mangualde chega- nos Sandra Ferreira com uns verdadeiros Miminhu’s e que com toda a certeza vão embelezar cada mulher que por ali passar.

E porque estamos rodeados de serras, e é nas suas faldas que os Sabores Altaneiros nos trazem até ao Fundão os seus produtos genuínos da Serra da Estrela. E porque no frio chegou, os Sabores da Rita Ana vão surpreender com o seu picante e os seus doces.

Mas, a zona Raiana não se fica por esta Raia, e do Alentejo, mais propriamente de Fronteira, chegam-nos produtos de qualidade que vão desde o azeite e as azeitonas de conserva bem como o delicioso vinho do Monte da Colónia. O azeite da Tapada do Vencerei, de Sousel. E porque está frio o mel da marca Lázaro, de Fronteira vem mesmo a tempo de adoçar. Temos também o vinho de Terras de Alter  para acompanhar o saboroso enchido da Salsicharia Helder bem como o fabuloso queijo de ovelha da Queijaria Ganhão.

E porque a Cultura faz parte de um povo, não deixem de assistir aos lançamentos de três livros durante o evento. Dulcineia Moura apresenta Pensar o Interior, João Morgado com os seus Contos de Macau e Igor Lopes leva-nos até aos Açores em Cores.

Neste Natal, procure o original e o tradicional e fica o convite, visitar o Alambique d’Ouro Hotel Resorts & Spa para encontrar o Mercado de Natal do I Encontro Ibércio Raia Business, Cultura e Negócios.

Porque este primeiro Encontro Ibérico se quer eclético, “temos uma oferta em que os negócios se cruzam com a Cultura, com os sabores e saberes de dois mundos”. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui