Aluno da UBI vence prémio literário em Angola

Benjamim M’Bakassy, doutorando em Gestão, vence o Prémio de Literatura DSTAngola/Camões/2021

0
56
Benjamim M’Bakassy é atualmente aluno do 3.º Ciclo em Gestão na UBI
- Publicidade -

O escritor angolano e aluno da Universidade da Beira Interior (UBI), Benjamim M’Bakassy, venceu a terceira edição do Prémio de Literatura DSTAngola/Camões/2021. A distinção deveu-se à obra de estreia intitulada “Eutópsia eutopia virada do eu-verso”, que convenceu o júri do concurso instituído em 2019, no âmbito do protocolo “Empresa Promotora da Língua Portuguesa”, estabelecido entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e o DST Group.

Benjamim M’Bakassy é atualmente aluno do 3.º Ciclo em Gestão na UBI (Departamento de Gestão e Economia), trabalhando a área da ética empresarial, como fonte estratégica e de liderança. O tema tem sido o foco da carreira do autor natural de Luanda, que é professor de Ética Empresarial, em Angola. Tem ainda no currículo a assinatura de colunas em jornais angolanos, sendo editor nesse país da revista “E3” e colunista no Jornal da Comunidade Científica de Língua Portuguesa “A Pátria”, desde 2018.

Quanto ao livro premiado, “Eutópsia eutopia virada do eu-verso”, de acordo com o júri, apresenta como características a originalidade, o esforço e a criatividade desenvolvidos para uma obra que “não é comum, em que se cruzam a dramaturgia e o exercício poético, num discurso literário a todos os títulos de grande qualidade”.

O júri do prémio foi presidido pela filóloga Irene Guerra Marques (Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto) e incluiu o jornalista e escritor Carlos Ferreira ‘Cassé’ e Manuel Muanza (professor do Departamento de Língua Portuguesa do Instituto Superior de Ciências da Educação). ∎

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui