A espiritualidade dos filhos de OGUM

Tem 46 anos de espiritualidade. Tem o propósito de ajudar e orientar a todos que precisarem.

0
315
Mãe e Cigana Lira
- Publicidade -

Ogum é um orixá representado pela figura de um guerreiro. Ele e considerado o orixá que possui a maior proximidade com seres humanos depois de Exú.

Ogum é um temido guerreiro que sempre lutou sem parar contra todos que desafiassem ou procurassem pela sua fúria. É também irmão amoroso e filho de Iemanjá, irmão mais velho de Exú, e Oxóssi, pelo qual sempre teve grande estima, ele que fez as suas próprias armas com as suas mãos.

O Orixá Ogum, rege o trono masculino da Lei e da Ordem em um dos 7 tronos sagrados na Umbanda, o polo magnético positivo é ocupado por Ogum e o polo magnético negativo feminino é ocupado por Iansã neste trono. O elemento de Ogum é o ar, por tanto, na linha pura do ar elemental só temos Ogum e Iansã como regentes.

Ogum é um aplicador da lei e age com a mesma flexibilidade rigidez e firmeza. Ele é correto em todas suas condutas e não admite que tenha outro caminho sem ser o certo. Onde estiver Ogum, lá estarão os olhos da Lei.

Sincretismo Religioso

No sincretismo religioso, Ogum representa São Jorge da Capadócia, região que é parte da Turquia. Jorge perdeu o pai militar numa batalha e, tendo muita habilidade com armas, entrou para o exército romano, recebendo o título de Conde da Capadócia e o cargo de Tribuno Militar. Com o passar do tempo, Jorge converte-se ao cristianismo e levanta-se contra a proposta da corte de matar os Cristão. Revoltado o imperador Deocleciano, manda torturar várias vezes Jorge, na tentativa de ele desistir da fé cristã.

Quando vê que ele resistiu a todas as torturas e não negou a Jesus, manda degolá-lo em 23 de abril de 303, data em que é comemorado o Dia de São Jorge, o Guerreiro da Capadócia.

Segundo uma lenda, existia um dragão com asas que comia pessoas da cidade, e envenenava milhares de pessoas somente com o seu hálito. Para salvar uma donzela que ia ser oferecida ao dragão, Jorge parte com o seu cavalo branco e consegue matar o dragão com a sua espada. Simbolicamente, esse dragão representa o mal, o ego humano que é destruído pela fé cristã.

Características de Ogum

Ogum é um Orixá costumeiramente associado a guerra e ao fogo. Sendo geralmente representado sobre a figura de um guerreiro, Ogum estabelece um arquétipo de luta e conquista aos que dedicam a sua oração. O seu grau de importância é tamanho, pois ele é o Orixá que possui maior proximidade com seres humanos depois de Exu. Conhecedor de segredos, ele sabe muito bem como fabricar os instrumentos necessários para a guerra e para o trabalho com a terra. Ele é a figura do comandante supremo, quem necessitar de proteção em momentos de perigo chame por Ogum, pois esse Orixá ferve o seu sangue no momento de batalha e lutará à sua frente com todas as suas forças.

Dia de Ogum

O dia de comemoração a Ogum é em 23 de abril, data em que são Jorge foi degolado ao defender os cristãos em Roma. O dia específico para esse Orixá é terça-feira, as cores de Ogum são azul-escuro e verde. Em algumas qualidades também aparece com uso do vermelho.

As características dos filhos(as) de Ogum: Irritam-se facilmente; São muitos festeiros; Não se fixam em um lugar só; Tipo físico forte e musculoso – Embora essas características não se definam a todos – ; No amor são egoístas; São Valentes, Objetivos e Corajosos; Dão muito valor à liberdade; Têm raciocínio lógico e rápido; São Impulsivos; e na saúde desenvolvem problemas por causa dos nervos.

Como cuidar do Orixá Ogum?

O senhor que rege as leis prefere velas brancas, azuis ou vermelhas, cerveja, vinho licoroso e flores (em especial cravos) que devem ser colocados em campos, caminhos e encruzilhadas.

Ficou curioso, quer saber mais, aprender mais? Procure a Mãe e Cigana Lira. ■

Mãe e Cigana Lira

Tem 46 anos de espiritualidade. Tem o propósito de ajudar e orientar a todos que precisarem.

E-mail: ciganalira57@gmail.com

YouTube: Espaço Místico Cigana Lira

TikTok: @ciganalira

@espacomistico

Instagram: @ciganalira

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui